top of page

A Arte de António Carneiro traz o inferno de dante a Matosinhos

Uma interpretação inédita da viagem de Dante por meio das obras de António Carneiro é a proposta cultural do Lionesa Business Hub (LBH), em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis, para toda a comunidade.





A exposição Inferno-Viagem de Dante pela mão de António Carneiro chegou ao Lionesa Business Hub e fica no corredor central deste centro empresarial até 30 de março de 2024, apresentando uma nova interpretação que traz a visão de uma poderosa viagem num grande barco, com velas que simbolizam o Inferno e o Paraíso. “Inferno: a Viagem de Dante pela mão de António Carneiro” resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) e a ASCIPDA – Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri. Esta exposição, mais do que uma mostra cultural, insere-se na estratégia do LBH de proporcionar à sua comunidade contacto com manifestações culturais, de modo a estimular a criatividade, como forma de desenvolvimento e expressão de talento das pessoas.


“A nossa aposta nestas ações não é de hoje. Há muito que se provou que a cultura é um catalisador da criatividade, reduz o stress, é inspirador e motivador”, adianta António Pedro Pinto, diretor de marketing do LBH. Esta estratégia empresarial é reforçada com resultados de estudos internacionais que se encontram publicados sobre o impacto que a arte e a cultura reflete na produtividade do talento.

O estudo da University College of London, numa amostra de 2500 indivíduos, levado a cabo por um grupo de neurobiologistas, observaram a produção cerebral dos participantes, na qual se constatou um aumento de produção de dopaminas (neurotransmissores ligados à sensação de prazer e motivação quando se encontra em níveis estáveis) quando os participantes foram estimulados pelo envolvimento em atividades artísticas e culturais; ou o estudo de Harvard, que analisou e classificou os cinco principais fatores que contribuem para a felicidade e posicionou a Arte e Cultura como o segundo fator que mais cria felicidade no ser humano, encontrando-se apenas atrás de saúde, mas à frente de emprego, educação e salário. “Ora, numa comunidade de mais de 120 empresas e mais de 7000 colaboradores, é fundamental estarmos atentos aos sinais e sermos uma mais-valia para quem acolhemos”, afirma António Pedro Pinto.


A exposição artística que será inaugurada este mês no Lionesa Business Hub é um reforço do seu compromisso com a democratização do acesso à arte e cultura para a sua comunidade, de modo a promover o estímulo à criatividade e inovação no seu campus. A exposição baseia-se nos 42 desenhos do pintor António Carneiro numa jornada que começa com a entrada no Inferno e culmina com a saída para o Paraíso, simbolizada por majestosas velas de entrada e saída, destacando a nossa jornada em direção ao destino final.

A instalação será composta por 9 círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento. Uma metáfora da vida humana, com um começo, complexidade e um ponto de chegada que também é um novo começo. O objetivo é estimular na comunidade do LBH um momento único de reflexão e decisão.


Esta parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e o Lionesa Business Hub é fruto de um protocolo de mecenato que o Lionesa Group assinou com o museu e que reverteu para a requalificação de salas do Palácio dos Carrancas. Esta iniciativa reforça a orientação para democracia cultural, despertando para os temas da felicidade corporativa através da arte e da cultura.

A exposição tem acesso gratuito e estará patente até final do primeiro trimestre de 2024.


Museu Nacional Soares dos Reis

O programa Outros Lugares tem como propósito afirmar o Museu Nacional Soares dos Reis como um lugar que extravasa o seu espaço e organização formais para envolver curadorias improváveis e diferenciadoras atendendo à natureza dos parceiros, ao local de apresentação e aos respetivos contextos.

Num estreito trabalho colaborativo com a Lionesa Business Hub desenhou-se uma exposição singular a partir de um conjunto de obras de António Carneiro, pintor com importante presença na coleção do Museu. A exposição traz a público um trabalho gráfico dos desenhos traçados pelo artista entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.



Lionesa Business Hub

O Lionesa Business Hub é o maior e mais dinâmico centro empresarial dedicado à indústria 5.0 em Portugal. Atualmente, acolhe um total de 120 empresas, na sua grande maioria multinacionais, como a FedEx, a Farfetch, a Vestas, a Oracle e a Vodafone. Com uma comunidade de mais de 7 000 pessoas, provenientes de 47 nacionalidades diferentes, o Lionesa Business Hub oferece um ambiente de trabalho flexível que procura proporcionar acessibilidade aos mais diversos estilos de vida. Ao trabalhar ao lado das melhores instituições académicas em Portugal, o Lionesa Business Hub fomenta sinergias, alimenta inovação e ajuda a atrair o melhor talento. Tem como missão criar o lugar mais feliz do mundo para trabalhar.


Lionesa Group

O Lionesa Group é um grupo familiar com mais de 20 anos, que detém ativos das marcas Lionesa Business Hub, Balio e Livraria Lello.  Com a missão de transformar o Porto e Norte no território mais feliz para se viver, a estratégia de investimento é centrada em 3 pilares: talento, arte e património, aliando o empreendedorismo à cultura. O grupo gere um portfólio diversificado de negócios nas áreas do retalho, turismo, cultura, escritórios e imobiliário.




Comments


bottom of page