‘A Europa na minha região’ chega ao Norte sob o mote‘O sabor é o Nosso Norte’

Entre novembro e dezembro, o Mercado do Bolhão e a Conserveira Pinhais

vão receber atividades únicas destinadas à população do Norte e integradas na iniciativa ‘A Europa na minha região’



A iniciativa europeia ‘A Europa na minha região’ arranca hoje sob o lema ‘O sabor é o Nosso Norte’, uma organização conjunta da região Norte e da Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia. Até ao dia 10 de Dezembro, esta iniciativa irá celebrar o Mercado do Bolhão, no Porto, e a Conserveira Pinhais, em Matosinhos, dois locais significativos para os nortenhos cuja recente transformação foi apoiada por fundos europeus.

Ao longo de um mês, terão lugar nestes locais uma série de atividades (excursões, workshops, concursos, sessões de culinária/degustação), com o objetivo de celebrar as tradições e a cultura da região, dirigidos maioritariamente a famílias e crianças em idade escolar. O programa completo de iniciativas pode ser encontrado abaixo.

Para assinalar a inauguração desta iniciativa, o Chef Rui Paula foi desafiado a criar dois pratos com produtos regionais disponíveis nas bancas dos comerciantes e a fazer uma pequena mostra da região através da gastronomia. "Como orgulhoso nortenho que sou, tenho sempre muito gosto em participar em iniciativas que beneficiam a nossa região e nos relembram o que o Norte tem de melhor. Não só em termos de gastronomia, mas também de história,

cultura ou património. Graças ao investimento da região e da União Europeia, locais como o Bolhão ou a Pinhais continuam a fazer parte do nosso dia-a-dia e da nossa identidade”, refereo Chef.

De acordo com António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e

Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), ‘Os fundos europeus tiveram e têm na Região Norte um papel transformador e muito positivo. Isso é evidente em praticamente todas as dimensões da qualidade de vida de que beneficiamos, mas também nos níveis de educação que alcançámos, na competitividade económica, no desenvolvimento científico e tecnológico, na atratividade turística ou na valorização cultural. O papel dos fundos europeus no crescimento e na coesão nacional é e será ainda tanto maior quanto mais expressiva for a sua aplicação regional diferenciada. A política de coesão europeia inscreve o Norte e o País numa modernidade que nos prepara melhor para os desafios do futuro.’

Monika Hencsey, Diretora de Orçamento, Comunicação e Assuntos Gerais na Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, refere: ‘Temos muito orgulho em mostrar que existe uma dimensão da União Europeia nas soluções locais e que organizações conjuntas como esta fazem a diferença. Esta iniciativa está integrada num esforço de comunicação mais amplo por parte da EU, que temos vindo a desenvolver desde 2018 em estreita parceria com mais de 60 regiões europeias até à data. Em cada região, contamos a história de lugares e iniciativas com significados particulares para as comunidades regionais e que fazem parte da sua vida quotidiana’.

No Mercado do Bolhão, às terças e quartas-feiras –15, 16, 22, 23 e 29 de novembro -, vão ser promovidos os workshops ‘De manhã começa o dia’, dirigidos a jovens estudantes. Através destas oficinas, os alunos terão a oportunidade de aprender mais sobre como fazer uma alimentação saudável, ao mesmo tempo que conhecem a diversidade de produtos frescos do mercado. A atividade inclui ainda a preparação de um pequeno-almoço especial pelos estudantes, na cozinha do Bolhão, com a ajuda de chefs e em parceria com a influenciadora Francisca Ortigão Guimarães.

Nos dias 22, 23 e 24 de Novembro, a Pinhais recebe visitas de alunos de diferentes escolas da região, com um roteiro pela fábrica e pelo novo Museu Vivo. Durante estas visitas, os jovens serão desafiados a criar uma ilustração para a edição comemorativa da comida enlatada de Pinhais, dedicada à iniciativa ‘A Europa na minha região’. Os desenhos serão avaliados por um júri da região e a ideia vencedora será revelada no Almoço de encerramento, a realizar na Pinhais, no sábado, dia 3 de dezembro. Este almoço vai encerrar o mês de atividades e é destinado a associações e organizações locais. Incluirá conservas da Pinhais e produtos locais e regionais do Mercado do Bolhão, fazendo assim a ligação entre estes dois projetos emblemáticos da região do Norte e colocando em destaque a gastronomia regional.