top of page

Abaco Consulting adota nome da casa-mãe e muda sede para Matosinhos

A consultora tecnológica especializada em software SAP passa a chamar-se Valantic, o nome do grupo alemão que a adquiriu há cerca de dois anos. O escritório de Lisboa mantém-se nos mesmos moldes, mas a morada do norte mudou, avança ao Jornal Económico o CEO.

A consultora tecnológica Abaco Consulting, especializada em software SAP, mudou oficialmente a designação para Valantic Portugal, cerca de dois anos depois da aquisição pelo grupo alemão. A alteração envolveu ainda o investimento num novo escritório para a sede, que passou do Porto para Matosinhos, avançou ao Jornal Económico (JE) o CEO.

“Quando nos juntámos ao grupo Valantic sentimos que, mais tarde ou mais cedo, havia essa necessidade de uniformidade. Porquê? Uma das razões desta operação foi passarmos a ter acesso ao mercado europeu, especialmente na região DACH – Alemanha, Áustria e Suíça, onde o grupo tem uma presença forte”, começa por explicar João Moreira, num telefonema a partir da Alemanha.

“Para participar nestes projetos internacionais, muitos deles com rollouts pelo mundo inteiro, temos de nos apresentar aos clientes. Imagine dizer: «Temos aqui a Valantic, 40 empresas, inclusive a portuguesa Ábaco, a austríaca proTask, a alemã SCE…»”, ironizou.

Partilhar o nome entre o grupo e a subsidiária portuguesa permite também que se transmita às organizações que existe uma “forte ligação” corporativa, sem perder a característica da multinacional de que as suas empresas mantêm algum grau de independência e autonomia. Além de que, operar sob uma marca internacional, ajuda na retenção e atração de talento tecnológico, na opinião deste gestor, que é partilhada por outros da mesma indústria.

No âmbito do rebranding, a consultora de tecnologia passou a sede para o edifício de uma antiga fábrica, perto da Porto Business School e do centro comercial Norte Shopping, em Matosinhos. O espaço tem cerca de mil m2, numa configuração interna 100% desenhada pela Abaco em open space, com phone booths e sem gabinetes. O modelo de trabalho é híbrido com presença no escritório entre duas a três vezes por semana.

“Neste local, estão a ser criados centros de excelência para o desenvolvimento de competências profissionais na área de process mining, integrated business planning e consolidação financeira. Deste modo, o objetivo é desenvolver o talento nacional para levar a tecnologia portuguesa para o mundo através das 49 geografias onde a marca alemã está presente”, esclarece fonte oficial da empresa.

Questionado sobre o valor do investimento no rebranding e na mudança de morada para a Senhora da Hora, João Moreira respondeu apenas: “Avultado, mas não posso falar em números por questões de compliance internas do grupo”.

A Valantic adquiriu a Abaco Consulting em dezembro de 2021. “Ao fazermos parte deste grupo Valantic permiti-nos ter acesso e desenvolver novas áreas de competências. Em Portugal, há algumas áreas em que acabamos por não ter massa crítica suficiente para as ter, porque implicava investimentos muito grandes, mas agora neste contexto, permite-nos ter essa capacidade”, afirma o CEO da antiga Abaco Consulting ao JE.

Até pelo refrescado perfil de clientes, que endereçam o mercado europeu, nas palavras do CEO. “Na área de planeamento de produção (ou business planning), os potenciais clientes para este tipo de solução – não é que não haja produção em Portugal – seria, para nós, um investimento difícil de comportar pelo custo que implica”, exemplifica.

Porém, a especialização continuará a ser ERP (Enterprise Resource Planning), software de gestão, da também germânica SAP. É aí que trabalham mais de 150 consultores, na implementação e manutenção de sistemas SAP S/4 HANA, SAP Business All-in-One e SAP Cloud Solutions. Os restantes desenvolvem e comercializam soluções digitais próprias.


Fonte : Jornal Económico

Yorumlar


bottom of page