Aeroporto do Porto vai sofrer nova greve este mês

Os sindicatos SINTAC e SQAC anunciaram um pré-aviso de greve para os 10 aeroportos nacionais concessionados pela Vinci Aeroportos, entre os dias 19 e 21 de agosto



Os aeroportos em questão serão os do Porto, Lisboa, Beja, Faro, Madeira, Porto Santo, Ponta Delgada, Flores, Santa Maria e Horta.

“Perante a inflexibilidade das propostas apresentadas pela ANA/VINCI ao longo do último ano e a tentativa de reduzir direitos consagrados no Acordo de Empresa, atacando os direitos que os trabalhadores alcançaram ao longo de décadas, o SINTAC e o SQAC consideram urgente acabar com esta política cega e acabar com toda esta instabilidade”, frisam os sindicatos, em nota divulgada, esta segunda-feira, dia 1.

Em causa está a “reivindicação do levantamento da suspensão das contribuições para o fundo de pensões por parte da Vinci”, assim como a contratação de “mais recursos humanos para operações aeroportuárias, supervisores de operações de socorro e técnicos de manutenção nos vários aeroportos nacionais”, afirmam os sindicatos Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) e dos Quadros da Aviação Comercial (SQAC).

O pré-aviso de greve foi lançado depois de várias conversas com os trabalhadores e, segundo o documento, entrará em vigor às 00:00 de 19 de agosto, prolongando-se até ao fim do dia 21 de agosto. O SINTAC e o SQAC avançam, ainda, que este pré-aviso surge “após várias tentativas, ao longo dos últimos anos, de evitar que uma greve fosse adiante”.