top of page

Alstom promete fábrica em Matosinhos à semelhança da unidade industrial de Barcelona

Fábrica de Santa Perpétua de Mogoda, nos arredores de Barcelona, reúne várias fases de produção de carruagens completas e representa o modelo de unidade fabril que a empresa francesa pretende instalar no norte de Portugal



A intenção já é conhecida por parte da francesa Alstom, que está, neste momento, na corrida à aquisição de 117 carruagens por parte da CP.

Numa visita de imprensa, à qual tiveram acesso vários jornalistas de todo o mundo, a Alstom deu a conhecer os 68 mil metros quadrados da unidade que pretendem replicar em Matosinhos.

Em Santa Perpétua de Mogodad estão empregados 1000 trabalhadores, que desempenham vários processos de produção de carruagens completas, sendo estas igualmente testadas numa linha instalada para testes dinâmicos, nos 360 mil metros quadrados de terrenos, adquiridos pela empresa francesa em Barcelona.

Se ganharem o fornecimento de 117 comboios para a CP, os franceses garantem 300 postos de trabalho, sendo que cada emprego criado numa fábrica resulta na criação de mais dois e meio na cadeia de abastecimento.

Além do foco no capital humano e na preocupação ao nível da mobilidade sustentável, a fábrica de Santa Perpètua de Mogoda investiu num processo inovador de soldadura, capaz de minimizar o tempo de todo o processo de fabrico, numa unidade com capacidade para produzir desde pequenos elétricos a metros, comboios suburbanos, regionais e até alta velocidade.

Комментарии


bottom of page