top of page

Antes da despedida de agosto, há uma ‘Superlua Azul’ para contemplar

O mês está a acabar, mas antes disso está prevista a ocorrência de mais um fenómeno astronómico: a aparição da chamada ‘Superlua Azul’, na noite de 30 para 31 de agosto



Antes da despedida de agosto, e depois da ‘Superlua do Esturjão’ e da chuva de meteoros Perseidas, vem aí mais um evento astronómico, nomeadamente a ‘Superlua Azul’. De facto, esta é a segunda lua cheia do mês, um fenómeno raro.

Segundo o site Tempo, a ocorrência deste evento está prevista para a noite de 30 para 31 de agosto (de quarta para quinta-feira), pelo que resta esperar que o céu não esteja nublado, de modo a que a contemplação da lua seja possível.


Por que motivo se chama ‘Superlua Azul’?

De acordo com a mesma fonte, embora este fenómeno seja conhecido como ‘Superlua Azul’, tal não significa que o satélite aparecerá em tons azulados. De facto, há uma espécie de mal-entendido, visto que em inglês ‘blue’ indica não só a cor, mas também tristeza e melancolia.

Porquê estes estados de espírito? Ora, os anglo-saxões olhavam para a existência de uma única lua cheia por mês como algo um pouco ‘fora do sítio’, pelo que associavam esta lua a uma sensação mais ‘triste’.

A segunda e última superlua de agosto deverá passar a apenas 357.344 km do planeta terra, facto que fará desta a passagem mais próxima do ano.

Por norma, as ‘superluas’ parecem ligeiramente maiores e mais brilhantes do que as demais. Contudo, este termo ganhou particular relevância graças a um artigo publicado, na década de 70, pelo astrólogo americano Richard Nolle.

Naquela altura, a palavra ‘superlua’ foi usada para aludir ao momento em que a órbita do satélite lunar está mais próxima da Terra.


Comments


bottom of page