APDL lançou concurso público para a concessão do Porto Comercial da Sardoura

A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S. A., lançou o procedimento relativo ao Concurso Público para a Concessão do Porto Comercial da Sardoura



A APDL quer voltar a reforçar a oferta de cais de movimentação de carga na Via Navegável do Douro (VND), a qual se pretende que esteja ao serviço de todos os tráfegos e clientes, contribuindo para o crescimento da atividade económica da região.

Adicionalmente, pretende-se incentivar a transferência modal no transporte de mercadorias, da rodovia para o transporte fluvial, com os relevantes benefícios económicos, sociais e ambientais associados.

Para cumprir os objetivos referidos acima e dinamizar a atividade comercial da VND, quer para mercadorias já existentes como para novos tráfegos, a APDL considera ser da maior relevância efetuar um concurso público para atribuição de uma nova concessão, o qual permitirá a rentabilização de uma infraestrutura portuária com fortes valências para a movimentação de cargas, incluindo um terrapleno e plataforma de carga de cerca de 3 hectares, com boas acessibilidades rodoviárias e inserida numa região em desenvolvimento.

Situado na margem esquerda do Rio Douro, concelho de Castelo de Paiva, freguesia de Santa Maria da Sardoura, distrito de Aveiro, e em área do domínio público do Estado afeto à APDL, trata-se de um importante Porto Comercial.

O processo de Concurso, publicado no Diário da República de 26 de outubro de 2022, encontra-se disponível na plataforma eletrónica, através do endereço https://community.vortal.biz, bem como na sede da APDL, onde pode ser consultado durante os dias úteis das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, desde a data de publicação do respetivo Anúncio até ao termo do prazo fixado para a apresentação das propostas.

As propostas deverão ser entregues via plataforma eletrónica no endereço https://community.vortal.biz, até às 18:00 horas do dia 9 de dezembro de 2022.