A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.
(APDL) concluiu a revisão do Plano de Segurança Interno do Terminal
Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.(APDL) concluiu a revisão do Plano de Segurança Interno do Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML).
No âmbito da segurança, a APDL sempre pautou por priorizar a prevenção e a minimização dos diversos impactos das suas operações, antecipando e gerenciando os riscos associados, procurando rápidas respostas de forma a minimizar impactos, reconhecendo que todas as operações e ações apresentam diferentes níveis de risco.
Após a integração do TFML na APDL, como parte da unidade de negócios dedicada à gestão de infraestrutura ferroviária, a APDL iniciou, em 2023, a revisão do Plano de Segurança Interno do TFML, integrando-o no sistema de segurança da APDL.
O Plano de Segurança Interno, revisto, foi submetido às autoridades competentes, nomeadamente à proteção civil e à segurança ferroviária. Assim, no passado dia 9 de janeiro, o PSI foi apresentado às empresas ferroviárias e ao gestor da rede ferroviária nacional (IP) em formato online.
Hoje, dia 10 de janeiro, realizou-se uma formação para todos os agentes internos da APDL, colaboradores e prestadores do TFML, visando transformar o Plano num instrumento dinâmico e ativo na gestão eficaz dos riscos associados à atividade. Este compromisso reforça o empenho contínuo da APDL em assegurar a segurança e a eficiência operacional no TFML.
Comentarios