top of page

APDL tem projeto para modernizar vias portuárias do Porto de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL) vai avançar com o projeto de modernização e reordenamento das Vias Portuárias do Porto de Leixões.



 

Este projeto assume uma posição de relevo estratégico e operacional no core business do Porto de Leixões, abrangendo a construção, substituição e modernização das vias portuárias, incluindo o reordenamento da circulação de acesso ao Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões (TFML), bem como a requalificação e reformulação do terrapleno do Molhe Sul do Porto de Leixões e respetivos acessos.

Esta obra, com conclusão prevista para outubro de 2027, envolve um investimento aproximado de 6,82 milhões de euros. O projeto está a ser candidatado ao Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, no âmbito do Aviso Infraestrutura Portuária (RTE-T) – Porto de Leixões 1o Aviso, cuja taxa máxima de comparticipação ascende aos 85%.

 Este constitui um dos seis projetos de investimento que a APDL pretende realizar no âmbito do Sustentável 2030, objetivando melhorar as condições de operação e de realização de atividades logísticas do Porto de Leixões, apoiar a transição energética do setor portuário, reforçando ainda a resiliência da infraestrutura e promovendo a intermodalidade para as mercadorias na área portuária, bem como a expansão da capacidade marítimo-portuária.

bottom of page