Pela primeira vez na história a Associação de Futebol do Porto ultrapassou a marca dos 40 mil atletas inscritos, um registo que nunca antes foi alcançado por outra a Associação Distrital e Regional de Futebol a nível nacional. São atualmente 40.129 os atletas inscritos na AF Porto
A evolução do número de atletas tem sido constante, exceção feita ao ano 2020/2021, todo ele afetado pela pandemia de Covid-19 e que afetou sobretudo os escalões de formação. A época de 2020/2021 é, por isso, o período de referência para a análise elaborada.
No momento em que as competições foram interrompidas, no dia 6 de março de 2020 (época 2019/2020), a Associação de Futebol do Porto registava 32.940 atletas, número que, como já referido, desceu para os 24.822 atletas filiados.
Após a pandemia, e com o surto controlado, a época de 2021/2022 registou um progressivo regresso à normalidade. E logo nesta época de “retoma” a Associação de Futebol do Porto conseguiu atingir uma marca que nunca tinha conseguido. Finalizou o ano desportivo com 35.955 atletas inscritos, distribuídos por um também número de recorde de clubes: 302 no total.
Nesse mesmo ano, o número de atletas de futebol atingiu os 30.161, enquanto os jogadores de futsal eram 5.404.
Foi já na presente época que foi ultrapassada a barreira histórica dos 40 mil atletas, número que era um objetivo e uma ambição traçada para este mandato da atual direção da Associação de Futebol do Porto.
“Este número reflete todo o trabalho que foi feito pela Associação de Futebol do Porto durante a época da pandemia estando, sempre que possível, ao lado dos seus filiados. Depois, reflete também o trabalho notável que os clubes filiados e todo o universo do nosso futebol e futsal fizeram para ultrapassar as maiores adversidades. Um número destes só se consegue com a Associação, clubes, municípios e demais entidades que nos acompanham a remar na mesma direção”, afirmou José Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto.
Comments