top of page

Atenção: Horário restrito para lançar balões de São João

Uma das noites mais esperadas pelos portuenses está quase aí e já só se pensa na sardinha assada, martelos e balões de São João



A grande festa acontece de 23 para 24 de junho e se for cumprida a tradição haverá muitos balões de São João nos céus do Porto.

Por esse motivo, à semelhança de outros anos, a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai fechar o espaço aéreo da cidade Invicta durante o período previsto de maior intensidade de lançamento dos balões.

A área terminal e zona de controlo do Porto estará interdita entre as 21h45 do 23 de junho e a 1 hora de dia 24, pelo que a Proteção Civil apela a que os balões sejam lançados apenas durante este período de tempo.

O lançamento de balões com mecha acesa “pode originar situações de perigo para a navegação aérea, designadamente o risco de colisão e de interferência na operação segura das aeronaves”, relembra a autarquia no portal de notícias.

Além dos riscos para a aviação, estes balões podem dar origem a falsas missões de resgate se forem confundidos com um sinal de socorro, e a probabilidade de gerarem incêndios também deve ser acautelada.

bottom of page