Bairro de S. Gens é protagonista de dois filmes que serão exibidos na televisão pública mexicana

Filme feito por pessoas de um bairro de Custóias na tv pública mexicana



Os filmes “Quintal no Bairro” e "Passado, Presente e Futuro" realizados pela população do bairro de S. Gens, em Custóias, Matosinhos, serão exibidos no Canal Catorce, canal público mexicano, no âmbito do XII Encuentro Hispanoamericano De Cine Documental: Contra El Silencio Todas Las Voces. “Quintal no Bairro” será exibido no dia 7 de novembro às 17h45 e “Passado, Presente e Futuro” será exibido no dia 11 de novembro às 12h54.

Para além destas exibições na televisão pública mexicana e também no âmbito do Contra El Silencio Todas Las Voces, “Passado, Presente e Futuro” será exibido dia 4 de novembro às 12h na Sala José Revueltas do Centro Cultural Universitario UNAM e “Quintal no Bairro” será exibido no Centro Cultural José Martí dia 8 de novembro às 13h00 e nos Pilares CDMX: Dia 9 de novembro às 14h no Pilar San Francisco Tultenco e dia 11 de novembro às 15h50 no Pilar Candelaria. Todos os espaços ficam na Cidade do México, capital deste país.

Estes filmes foram produzidos no âmbito do projeto “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” do programa do Governo Bairros Saudáveis e financiados pelos fundos europeus do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este projeto decorreu até junho de 2022 e a população do bairro de S. Gens realizou "A Mulher dos 3 M", "Baile", "Passado, Presente e Futuro", "Quintal no Bairro" e "Renato", 5 micros documentários mobile (gravados com smartphones), com a orientação de André Almeida Rodrigues, cineasta matosinhense premiado internacionalmente.

Para além das seleções no Contra El Silencio Todas Las Voces, destaca-se também as Menções Honrosas de “Quintal no Bairro” e “Passado, Presente e Futuro” no JEFF – Jinju English Film Festival (Coreia do Sul) e as seleções de “Quintal no Bairro” no Silence, ça touille – Movie and Food Festival (França), “Baile” no JEFF – Jinju English Film Festival (Coreia do Sul) e “A Mulher dos 3 M”, e “Baile” no Cinemaking International Film Festival (Bangladesh).

“(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” teve como objetivo retratar a partilha de memórias, testemunhos sobre a vida no Conjunto Habitacional de S. Gens para além de estabelecer relações entre os residentes de S. Gens, dar voz aos moradores locais sobre as vivências positivas no seu Conjunto Habitacional e quebrar preconceitos e a estigmatização sobre vivências e representações dos atores sociais que residem em territórios classificados como territórios excluídos.

A entidade promotora de “(Com) Vida S. Gens – Histórias do meu Bairro” é o Grupo Desportivo Recreativo e Cultural Alto de Avilhó. As entidades parceiras do projeto são a União de Freguesias Custóias, Leça do Balio e Guifões, a MatosinhosHabit e o Grupo Desportivo Amigos da Pesca.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa nacional, de natureza participativa, para melhorar as condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Saúde não é só antónimo de doença. Este programa pretende sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades residentes e pessoas ou organizações com intervenção em territórios vulneráveis. O Programa foi criado pela Resolução de Conselho de Ministros 52-A/2020, de 1 de julho.