top of page

Banco de Bens da MatosinhosHabit ajuda centenas de munícipes em situação de vulnerabilidade

Empresa municipal de Matosinhos reforça apelo aos cidadãos para doarem mobiliário e equipamento elétrico / eletrónico num dos pontos de recolha disponíveis



A atual conjuntura socioeconómica tem afetado cada vez mais famílias por todo o país. Tal facto motivou a criação do Banco de Bens da MatosinhosHabit que, desde 2020 e em parceria com o Projeto CREW - Centro de Recuperação de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos da LIPOR, tem recolhido, recondicionado e entregue mobiliário e equipamentos a várias famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, sinalizadas pelas instituições da Rede Social de Matosinhos.

A comunidade matosinhense tem participado ativamente na doação de bens, contribuindo para atenuar as dificuldades a nível individual, familiar e/ou comunitário destes munícipes. Desde janeiro de 2023 foram recolhidos 259 equipamentos pela MatosinhosHabit e seus parceiros. Estes são enviados para a LIPOR, recondicionados e entregues a famílias e instituições.

Para Manuela Álvares, Presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, “esta iniciativa visa, em primeiro lugar, ajudar quem mais precisa, através da solidariedade comunitária. São centenas de famílias a viver em situação de vulnerabilidade socioeconómica que, sem ajuda, não têm capacidade para adquirir este tipo de bens. Outro foco é a sustentabilidade. Com esta intervenção estamos a promover a Economia Circular, repensando e reduzindo o consumo desnecessário, reutilizando, reparando, reciclando e assim, combatendo o desperdício. Nos últimos 16 meses foram doados 580 equipamentos perfeitamente operacionais”.

O APELO À SOLIDARIEDADE MANTÉM-SE

Manuela Álvares reforça o apelo junto dos cidadãos para que a iniciativa continue a crescer e a chegar a cada vez mais famílias: “se tiver mobiliário ou algum equipamento elétrico/eletrónico que já não utilize, dê-lhe uma segunda oportunidade, doe. Entregue no Banco de Bens da MatosinhosHabit ou na Escola Profissional de Matosinhos (EPROMAT), e ajude estas famílias a viverem com um pouco mais de conforto”.

Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

Kommentare


bottom of page