top of page

Câmara do Porto ilumina-se com as cores da bandeira da Ucrânia

No dia em que se assinala um ano da invasão da Rússia à Ucrânia, a Câmara Municipal do Porto vai iluminar o edifício dos Paços do Concelho com as cores alusivas à bandeira da Ucrânia



O momento está marcado para as 19h00, precisamente uma hora depois do arranque da iniciativa “Uma semente pela paz”, promovida pelo Coliseu do Porto.

Em causa, note-se, está um concerto de acesso livre, que decorrerá em plena Rua de Passos Manuel e que contará com as presenças de vários artistas ucranianos e portugueses, entre os quais os artistas Pedro Abrunhosa e Tiago Nacarato.

Com a Rua de Passos Manuel encerrada ao trânsito a partir das 17h30 de sexta-feira, o Coliseu do Porto lança o mote para um final de tarde na Invicta em que várias vozes conhecidas vão erguer-se para plantar ” Uma semente pela paz”. São elas as de Pedro Abrunhosa, Tiago Nacarato, Best Youth, Ana Deus, mas também a voz da ucraniana Irina Horbatyuk e do ator Pedro Lamares”, recorda a autarquia liderada por Rui Moreira.

Todas as atuações serão de acesso livre e vão decorrer abertas à rua, na fachada do Coliseu do Porto, onde também está prevista a projeção a bandeira com as cores da Ucrânia. Pelas 18h24, será feito um minuto de silêncio em memória das vítimas da guerra e serão ainda distribuídas, de forma simbólica, sementes de girassol, a flor nacional da Ucrânia.

“No momento em que passam 365 dias desde o início do conflito, convidamos as pessoas a uma demonstração cívica de pertença, assinalando a esperança de paz, semeando-a, em frente ao Coliseu”, convida o presidente da direção do Coliseu, Miguel Guedes, alertando para a importância desta mobilização.

Ao evento associa-se uma marcha organizada pela Associação dos Ucranianos em Portugal, com o apoio do Consulado da Ucrânia no Porto, que termina na Praça General Humberto Delgado, em frente aos Paços do Concelho. O autarca da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai acompanhar todo o percurso.

Comments


bottom of page