top of page

Casa da Arquitetura promove Seminário “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade”

Casa da Arquitectura promove I edição do Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade” com curadoria do arquiteto Paulo Moreira dedicado à temática da “Arquitetura Material”, dias 29 e 30 de setembro



Nos dias 29 e 30 de setembro, a Casa da Arquitetura promove o Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade” com foco na temática da “Arquitetura Material.” O evento, sob a curadoria do arquiteto Paulo Moreira, conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, e a entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

A Casa da Arquitectura e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática partilham uma visão comum quanto ao papel essencial da arquitetura no debate sobre a sustentabilidade. Assim, o Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade” dedicado à “Arquitetura Material,” reunirá uma diversidade de especialistas de diferentes âmbitos, incluindo prática profissional, indústria e academia. Estes especialistas apresentarão perspetivas variadas sobre a circularidade dos materiais de construção e compartilharão experiências, estratégias e projetos relacionados com materiais específicos. Estes materiais variam em escalas de produção e níveis de pegada ecológica, permitindo uma reflexão sobre as melhores práticas para a sua aplicação.


Shift – Arquitetura e Sustentabilidade

O arquiteto Paulo Moreira destaca os desafios distintos enfrentados pelas indústrias de pequena escala, de âmbito local, em comparação com a produção em massa de materiais de construção em escala nacional ou global. O mesmo observa que, por vezes, a formação e investigação académica não estão alinhadas com as realidades do quotidiano de um gabinete de arquitetura.

Este seminário visa promover a interação e o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, destacando que todos têm um papel a desempenhar no combate à cultura de desperdício que permeia a nossa sociedade. O evento também visa facilitar a partilha de novas pesquisas, métodos e projetos ambientalmente conscientes.

O Seminário sobre Arquitetura Material reflete a importância coletiva de abordar as mudanças urgentes e necessárias no campo da arquitetura, do ensino e da construção.

A participação no Seminário no dia 29 de setembro é gratuita mediante inscrição prévia e inclui um bilhete para visitar as exposições em exibição, válido para os dias 29 e 30 de setembro. A participação no dia 29 sem inscrição prévia não dá direito a um bilhete gratuito para visitar as exposições.

O processo de registo e o levantamento de bilhetes no dia do evento começam às 9h00 na Bilheteira da Casa da Arquitectura.


Programa Seminário Internacional “Shift – Arquitetura e Sustentabilidade”


29 SETEMBRO (sexta-feira)


09h30 – 10h00 Abertura de portas e receção dos participantes


10h00 – 10h15 Nuno Sampaio, Diretor-executivo da Casa da Arquitetura

10h15 – 10h30 Paulo Moreira, curador do Seminário

10h30 – 12h00 PAINEL 1 ARGAMASSA, BETÃO & PEDRA Moderação Rita Barata Castro Oradores: Jeremy Pernet, arquiteto Nuno Sarmento, Gorvell Paulo Gonçalves, Secil

PAUSA PARA ALMOÇO

14h30 – 16h00 PAINEL 2 BAMBU, CÂNHAMO & MADEIRA Moderação Cláudia Escaleira Oradores: Luís Gama Pereira e Jaime Espinosa, Associação Ibérica de Bambu César Cardoso, Natura Matéria Jorge Branco, Universidade do Minho

INTERVALO

16h15 – 17h45 PAINEL 3 MOSAICO, METAL & VIDRO Moderação Clara Pimenta do Vale Oradores: Rui Oliveira, Saint-Gobain Patrícia Gomes e Luis Lima, Matterpieces Pedro Borges de Araújo, panoramah!

18h00 – 19h00 KEYNOTE SPEAKER Clara Bergia, Bellastock

19h00 -19h30 Intervenções de encerramento

As intervenções dos oradores não são traduzidas.


30 DE SETEMBRO (sábado)


15h00 – 17h00 Oficina “Construções Biomiméticas” – Serviço Educativo da Casa da Arquitectura

A arquitetura tem procurado soluções na natureza para resolver desafios estruturais, estéticos e ambientais. Nesta oficina vamos apresentar aos participantes o fascinante mundo da arquitetura biomimética, que se inspira na natureza para criar estruturas mais sustentáveis e eficientes. Através de atividades práticas e exercícios criativos, os participantes aprenderão sobre os princípios da biomimética e os aplicarão na construção da maquete das suas próprias criações arquitetónicas. Público-alvo: jovens dos 15 aos 18 anos Custo: 5€ / participante

bottom of page