top of page

Conselhos de segurança para não perder as crianças nas aglomerações de Natal

  • É essencial falar com os mais novos e fazê-los entender a importância de permanecerem perto dos adultos

  • Determinar um ponto de encontro ou aprenderem os dados de contacto com os pais são algumas das recomendações

  • Os relógios inteligentes com geo-localização são segurança às famílias e liberdade às crianças



As compras e o chamamento das luzes e decorações de Natal atraem muitas pessoas ao centro das cidades durante o mês de dezembro. Além do mais, multiplicam-se as atividades culturais, especialmente dirigidas ao público infantil, como são os concertos de Natal, exposições ou as tão esperadas, fotografias com o Pai Natal.

São momentos de muita diversão, mas também de stress para os adultos que devem estar atentos para não perder os seus filhos por entre a multidão. A empresa ibérica especializada em relógios inteligentes com geo-localização, SaveFamily, reuniu alguns conselhos para evitar este tipo de situações e aproveitar todos os planos natalícios com segurança.

Educar com responsabilidade

Seja qual for a idade da criança é necessário fazer-lhe ver a importância de permanecer ao lado dos adultos para não viver situações de stress. Não se trata de ameaçar ou incutir medo, mas deixar claro que podem existir consequências desagradáveis para todos se, nalgum momento, se separam.

Determinar um ponto de encontro

Ao chegar a um museu, concerto, centro comercial ou até  na rua, é muito útil determinar um lugar ao qual se devem dirigir se por acaso se perdem. Pode ser uma estátua, uma loja ou um cartaz publicitário. O que é importante é que seja facilmente identificável, mesmo ao longe.

Dados de contacto

Se as crianças tiverem idade suficiente devem aprender pelo menos o número de contacto e o nome completo de um adulto, caso se percam e precisem de ligar a alguém. Se são muito pequenos para memorizarem, o melhor é apontar num lugar acessível: num bolso do casaco, num cartão que possam trazer com eles ou, até, nas mãos.

Pedir ajuda

Recorrer a uma pessoa com uniforme é uma referência fácil de recordar para os mais pequenos, ainda que o ideal é que se mantenham no local onde estão até serem encontrados por um adulto que tente refazer os seus passos.

Utilizar um dispositivo de geo-localização

Os relógios inteligentes como os desenvolvidos pela SaveFamily permitem saber onde se encontram os mais pequenos graças ao seu sistema de geo-localização. Estão pensados para trazer segurança às famílias ao mesmo tempo que fomentam a autonomia das crianças. Entre as suas funções encontram-se a possibilidade de realizar chamadas ou videochamadas a um conjunto de contactos geridos pelos adultos; um botão SOS ou um modo anti-bullying. Além do mais, é o único smartwatch para crianças no mercado com utilização segura de WhatsApp.

“Os relógios inteligentes são uma boa opção quando vamos com crianças a lugares com muitas pessoas”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “Dão aos pais a tranquilidade de saber que podem localizar os seus filhos rapidamente se, nalgum momento, se separam de si. Ainda que tal não quer dizer que não seja necessário falar com eles e explicar-lhes que devem permanecer atentos e perto dos adultos durante todo o tempo que dure a atividade.”

Los relojes inteligentes como los fabricados por SaveFamily permiten saber dónde se encuentran los pequeños gracias a su geo-localizador. Están pensados para aportar seguridad a las familias a la vez que se fomenta la autonomía de los pequeños. Entre sus funciones se encuentran la posibilidad de realizar llamadas o videollamadas a una agenda gestionada por los adultos; un botón SOS o un modo anti-bullying. Además, es el único smartwatch para niños del mercado con WhatsApp seguro.

“Los relojes inteligentes son una buena opción cuando acudimos con niños a lugares muy concurridos”, explica Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily. “Dan a los padres la tranquilidad de saber que podrán localizar a sus hijos e hijas rápidamente si en algún momento se separan de su lado, aunque eso no quiere decir que no haya que hablar con ellos y explicarles que deben permanecer atentos y a nuestro lado durante todo el tiempo que dure la actividad”.

bottom of page