top of page

Equipas de Intervenção Permanente já estão operacionais


Reforço dos bombeiros

As Equipas de Intervenção Permanente do concelho de Matosinhos estão já operacionais.

Cada corporação dispõe agora de mais cinco elementos – um chefe de equipa e quatro operacionais. A Vereadora da Proteção Civil da autarquia, Marta Pontes, assinalou o início deste serviço prestado às populações.

Este reforço, que está a ser implementado nas quatro associações humanitárias do concelho – Matosinhos-Leça, Leixões, Leça do Balio e S. Mamede de Infesta, surgiu da vontade manifestada pela Câmara Municipal de Matosinhos e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Administração Interna e da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Para o efeito, foi assinado um protocolo de cooperação entre a autarquia, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e as quatro associações humanitárias do concelho.

Além de prestarem socorro à população do município de Matosinhos, as Equipas de Intervenção Permanente podem ser chamadas a prestar auxílio noutros concelhos caso seja necessário, como acontece já em situações de combate a fogos florestais.

O financiamento das Equipas de Intervenção Permanente é assegurado em partes iguais pela autarquia e pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Com o objetivo de garantir a máxima operacionalidade destas equipas, a Câmara Municipal irá conceder um apoio extraordinário para que o horário de atividade das equipas seja permanente.

Kommentare


bottom of page