Alunos da ESAD surpreendem com criação de embalagens para Limiano e Terra Nostra
A iniciativa intitulada “Embrulhar o Futuro” foi promovida pela Bel Portugal, empresa detentora das conhecidas marcas Limiano e Terra Nostra, e desafiou os estudantes da ESAD (Escola Superior de Artes e Design) de Matosinhos a conceberem soluções inovadoras de embalagem. O intuito foi aproximar o mundo académico das exigências do mundo empresarial.
No âmbito da disciplina de Embalagem, inserida no curso de Design de Comunicação, os alunos foram desafiados a “desenvolver a embalagem do futuro, que proporcionasse uma experiência de consumo melhorada e com menor impacto ambiental“, conforme detalhado num comunicado de imprensa.
Os alunos, Mariana Guedes (Limiano) e Alexandre Campelo (Terra Nostra) destacaram-se perante o júri, conquistando o primeiro lugar com os seus projetos. Como recompensa, receberam uma bolsa de estudo no valor de dois mil euros, destinada a investirem na sua formação. Além disso, foram atribuídas menções honrosas a Joana Alves e Laia Sanchez pelos seus trabalhos de qualidade.
Embrulhar o Futuro
Embalagem criada por Mariana Guedes
Paula Amaral, responsável pela comunicação corporativa e sustentabilidade na Bel Portugal, explicou que a empresa tem estado na vanguarda do setor há várias décadas, revolucionando-o com embalagens mais atrativas, funcionais e sustentáveis. Neste contexto, decidiram desafiar os estudantes da ESAD a encontrar ideias inovadoras no campo do Design de Embalagem, baseando-se na identidade das marcas Limiano e Terra Nostra, explorando assim novos conceitos, funcionalidades e formas de embalagem.
“A qualidade das propostas apresentadas deixou-nos extremamente satisfeitos, e ficámos surpreendidos com a criatividade e o talento demonstrados por estes jovens“, acrescentou Paula Amaral.
Margarida Azevedo, designer e professora de Design de Embalagem na ESAD Matosinhos, realçou a importância de complementar a prática de projeto com outras modalidades de ensino integradas, como responder a desafios e concursos provenientes da indústria. O projeto promovido pela Bel Portugal para as marcas Terra Nostra e Limiano exemplifica essa aproximação entre empresas e instituições de ensino, criando oportunidades formativas muito positivas para os estudantes e permitindo que as empresas tenham acesso a novas e diversas visões e perspetivas sobre os seus produtos ou atividades.
O júri do concurso foi composto por Paula Amaral (Bel Portugal), Margarida Azevedo (ESAD Matosinhos), Joana Rivotti (Sair da Casca) e Manuel Andrade (Monteiro Ribas).
Comments