top of page

Esta incrível Feira Medieval permite-te viajar no tempo e fica bem perto do Porto

De 6 a 10 de setembro, todos os caminhos vão dar ao concelho de Matosinhos, com recriações históricas, mercado e acampamento medieval, atividades interativas e um imperdível espetáculo audiovisual



De 6 a 10 de setembro, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago: Feira Medieval de Matosinhos” voltam a aterrar no Mosteiro de Leça do Balio.

Situado a menos de 15 minutos de carro do Porto, este monumento medieval e a área envolvente são o epicentro de uma experiência única para toda a família. O programa deste ano promete muita animação para miúdos e graúdos, com destaque para um imperdível espetáculo audiovisual.

Conhecido pelo seu papel simbólico no cruzamento dos míticos Caminhos de Santiago, o Mosteiro de Leça do Balio merece (ainda mais) um lugar no coração de cada um de nós. Isto, em particular, devido à realização desta incrível recriação histórica.

Por aqui, há um “Casamento Real” – o primeiro por amor na história da monarquia portuguesa -, espetáculos envolventes, um mercado medieval, um acampamento com falcoaria, zona de restauração, atividades interativas e muito mais. Vamos conhecer melhor o programa?

A viagem ao passado começa no dia 6 de setembro (quarta-feira), com o espetáculo “A Lenda do Ferro Caldo”, que traz à vida a saga de D. Frei Garcia Martins, onde uma mulher enfrenta uma prova de fogo para provar a sua inocência.

Já no dia 7 de setembro (quinta-feira), “As Comemorações” oferecem um vislumbre sobre os dias que antecederam o icónico e polémico casamento real de D. Fernando e D. Leonor de Teles, que teve lugar no Mosteiro de Leça do Balio.

Nos dias seguintes, 8 e 9 de setembro (sexta-feira e sábado), a programação intensifica-se, ao ganhar muitas luzes e cores graças a um magnífico espetáculo audiovisual. “A Intriga” vai transportar-te diretamente para os bastidores do famoso casamento real.

No entanto, um dos momentos mais aguardados é, sem dúvida, a recriação histórica “O Casamento Real”, com a participação de atores de renome a nível nacional. Por isso, o dia 10 de setembro (domingo) é mesmo um daqueles que vale (muito) a pena, para sentir na pele o encanto dos tempos medievais.

Tal como já referimos, para uma experiência medieval completa, não poderia faltar o mercado, repleto de produtos tradicionais, a zona de restauração com muitas iguarias da época e, claro, o acampamento medieval e as cavalariças.

A estas atrações, junta-se ainda a emocionante arte da falcoaria, o espírito dos torneios medievais, oficinas, visitas guiadas ao Mosteiro e apresentações culturais. Tudo isto, para que mergulhes numa viagem sem igual ao passado.


Outras informações

Onde: Mosteiro de Leça do Balio, R. de Santos Lessa

Quando: de 6 a 10 de setembro

Bilhetes: 2€ (acesso diário); 5€ (passe geral); grátis para crianças até 1,20 m

Commenti


bottom of page