top of page

Festas em Honra de São Miguel Arcanjo

Realiza-se no próximo dia 24 de Setembro, na igreja Matriz de Leça da Palmeira, as cerimónias religiosas em honra de S. Miguel Arcanjo, padroeiro de Leça da Palmeira



Do programa, consta a Eucaristia Solene, presidida pelo Pároco da Freguesia – Pe. Francisco Andrade, pelas 15h30, seguindo-se, por volta das 16h30, a majestosa procissão que percorrerá várias artérias da freguesia.

Itinerário da Procissão: Rua Direita, Rua Óscar da Silva, Av Dr Fernando Aroso, Igreja.


Feira Rural de São Miguel

Do programa consta também a “Feira Rural de São Miguel” organizada pelo Rancho Típico da Amorosa e pelo Grupo Etnográfico “Os Pescadores do Castelo”, com o apoio da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira. A feira decorrerá no sábado, dia 23 de setembro, das 9h às 19h, no adro da Igreja Paroquial de Leça da Palmeira. Será uma oportunidade de adquirir produtos tradicionais, legumes, doçarias, artesanato e almoçar iguarias do nosso país. Durante o dia não faltará animação. Desde arruadas, música e dança tradicional, teatro de Robertos e jogos tradicionais. Estão reunidas as condições para um bom dia em família e com os amigos.


S. Miguel Arcanjo – Padroeiro de Leça da Palmeira É impossível dissociar Leça da Palmeira de S. Miguel. Já no início século XIII na paróquia de Leça existia uma importante igreja que tinha S. Miguel como orago. Os nomes atribuídos a esta localidade ao longo dos tempos estão sempre relacionados com este facto: S. Miguel de Leça da Palmeira, S. Miguel da Palmeira, S. Miguel de Bouças, Leça de Matosinhos e S. Miguel de Moroça.

S. Miguel, ou S. Miguel Arcanjo, é um arcanjo comum às três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Em hebraico, Miguel significa “aquele que é similar a Deus”, o que é tradicionalmente interpretado como sendo uma pergunta retórica: “Quem como Deus?”. Para esta questão espera-se que a resposta seja “ninguém”, pois ninguém é como Deus.

Comentarios


bottom of page