top of page

Iluminações de natal já brilham

A Praça Guilherme Pinto terá muita animação com a casa do Pai Natal, o bosque encantado, a oficina dos duendes e os vários espetáculos de música e dança. Autarquia aposta em soluções de baixo consumo energético


A Praça Guilherme Pinto acolhe uma recriação da Aldeia do Pai Natal com elementos decorativos específicos, como a casa do Pai Natal, o bosque encantado e a oficina dos duendes, uma estação de comboio e um comboio infantil, para além de momentos de animação e interativos e experiências de realidade virtual. A entrada é livre. Uma árvore de Natal gigante, com cerca de 30 metros, que se transforma, mudando de cor e padrão, marca este espaço de diversão. A Aldeia Natal tem animação suplementar aos fins de semana e feriados. O público pode assistir a espetáculos coreografados de música e dança alusivos à quadra natalícia com várias sessões ao longo do evento. A Aldeia Natal pode ser visitada até 8 de janeiro nos seguintes horários: de segunda a sexta feira das 15h às 19h e aos sábados, domingos e feriados de 1 e 8 dezembro das 11h às 20h. Nos dias 24 e 31 dezembro o horário será das 11h às 13h e estará encerrada nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Mesmo num ano de contenção energética, a autarquia quis manter a tradição por considerar que as iluminações de Natal constituem um papel importante na estratégia de dinamização da economia local do município. Assim, apostou em soluções amigas do ambiente considerando a necessidade de redução do consumo energético, sem deixar de garantir o reforço da atratividade do comércio local durante a época natalícia. Foram escolhidos os locais mais emblemáticos ligados à tradição, cultura, fluxos turísticos e economia local, com especial destaque para as zonas de maior concentração do comércio tradicional, mercados municipais, igrejas, praças e jardins, mas também os principais pontos de entrada no município ou de ligação entre freguesias. A presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, os vereadores Fernando Rocha, Marta Pontes e Vasco Pinho, o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, a presidente da União das Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e o presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, estiveram presentes nos momentos inaugurais das iluminações. Mantendo a iluminação nas principais artérias comerciais do município, a autarquia optou por iluminação 100% LED de alta eficiência e de muito baixo consumo energético. Para além disso, o número de estruturas com iluminação foi reduzido em 25%, em relação a 2021, e foram utilizados dispositivos eletrónicos que permitem poupança de energia. Ao todo, foram instaladas mais de um milhão e 391 mil lâmpadas de tecnologia LED em todas as freguesias. São 15 km de luz, num total de 848 peças de iluminação constituídas por 3.097 elementos luminotécnicos. 225 árvores naturais estão iluminadas. A autarquia privilegiou a utilização de materiais decorativos, adequados a reforçar e amplificar o efeito luminoso das lâmpadas, sem recorrer a um aumento da potência, contribuindo para a poupança de energia.

bottom of page