top of page

Início da época da sardinha 2023

A proibição da pesca da sardinha terminava esta dia 31 de março, mas a interdição manteve-se até 2 de maio


Foto: FB Luísa Salgueiro

Não porque o stock esteja em perigo, mas porque o teor de gordura da espécie ainda não era o desejável. A sardinha quer-se gorda e a pingar no pão, mas ainda estava magrinha e o setor da pesca e a administração chegaram a um entendimento.

"Ficou decidido que o mês de maio seria o indicado para começar a pesca da sardinha e não já em abril, porque se prevê que ela ainda não tenha os teores de gordura para ter o sabor que lhe reconhecemos", esclarece o presidente da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO).

Humberto Jorge assegurou que este adiamento nada tem a ver com o estado em que se encontra a espécie. Pelo contrário, a quantidade de sardinha existente no mar é muita.

Após o levantamento desta interdição, os pescadores de Matosinhos seguiram com as suas redes em busca da tão desejada sardinha. Para iniciar esta safra e como habitual, cumprindo a tradição, os autarcas foram cumprimentar os pescadores, desejando boa safra e boas marés.

Neste momento estiveram presentes, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o vereador da cultura, Fernando Rocha, o vice presidente, Carlos Mouta, o administrador do desporto, Henrique Calisto e o presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, Paulo Carvalho.

Comments


bottom of page