top of page

INDAQUA Matosinhos recebe prémio pela qualidade da água

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) entregou o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” à INDAQUA Matosinhos. A distinção advém da excelente qualidade de água da rede pública registada no concelho, avaliada em 99,7%.





A entrega do “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” à INDAQUA Matosinhos aconteceu durante um dos maiores eventos do setor da água em Portugal - o Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, em Gondomar.


Na cerimónia, o Diretor Geral da INDAQUA Matosinhos, Tiago Fragata, afirmou que “este selo é importante para reforçar a confiança dos consumidores na água da rede pública”. “É totalmente seguro, em Matosinhos, consumir esta água, que passa por um complexo processo de tratamento e também de controlo diário”, acrescentou.


É a oitava vez que a INDAQUA Matosinhos recebe este Selo, que tem por base os dados do mais recente relatório da ERSAR, com dados de 2022. Nesse relatório, confirma-se que a qualidade da água em Matosinhos ascende aos 99,7%. O documento mostra ainda que, em 2022, foram realizadas 2.867 análises de controlo, através de laboratórios devidamente credenciados.


Para a atribuição do Selo, a ERSAR faz ainda uma avaliação qualitativa tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.


Este é o primeiro de vários Selos de qualidade e Prémios de excelência que vão ser entregues pela ERSAR às empresas de abastecimento de água e gestão de águas residuais que mais se destacaram durante o ano de 2022.


Na edição anterior, o Grupo INDAQUA alcançou um total de 13 Selos de qualidade e recebeu ainda os dois únicos Prémios de Excelência atribuídos pela ERSAR, tornando-se a entidade mais premiada de todo o setor.


Sobre a INDAQUA:

Fundado em 1994, o Grupo INDAQUA é líder na gestão de sistemas de abastecimento de água para consumo humano e de saneamento de águas residuais, e um dos maiores operadores no universo das concessões municipais em Portugal, servindo mais de 810 mil pessoas.

Ao assegurar a prestação de serviços que permitem suportar todo o ciclo da água doméstica, a INDAQUA é igualmente uma referência a nível global no que respeita ao indicador mais relevante do setor: a redução de perdas de água na rede de abastecimento.

Com uma equipa de 750 colaboradores, a sua atividade passa pela gestão de oito concessões e pela participação numa empresa municipal, servindo uma população de cerca de 800 mil pessoas em Santa Maria da Feira, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso/Trofa, São João da Madeira, Vila do Conde, Barcelos, Marco de Canaveses e Paços de Ferreira. Assegura ainda o serviço de abastecimento de água nas regiões de Muro e Alcúdia, em Maiorca, Espanha.

Através das suas subsidiárias Aqualevel e Hidurbe, a INDAQUA atua ainda ao nível do apoio, manutenção e monitorização de infraestruturas, tanto ao nível do suporte tecnológico como do apoio à gestão e operação.

A INDAQUA desenvolve, ainda, atividade em Angola, nomeadamente na área de projetos de engenharia e assessoria técnica no setor da água e saneamento. Além de apoiar os sistemas que gere com estas múltiplas valências, a INDAQUA disponibiliza os seus serviços a variadas empresas do setor e entidades públicas.

댓글


bottom of page