ISAG recebe debate com Luísa Salgueiro e Ricardo Rio


No momento em que o país procura um acordo na descentralização e um consenso na regionalização, o ISAG – European Business School recebe os autarcas de Matosinhos (Luísa Salgueiro) e Braga (Ricardo Rio) para debater a importância, virtudes e vícios da Comunicação Autárquica. Evento acontece no próximo sábado, às 15h00.

O país discute atualmente o papel do Poder Local e de um Estado mais descentralizado e de confiança na qualidade dos serviços públicos prestados às populações e às empresas e no seu desenvolvimento futuro. Enquanto isso, os municípios interpretam a atualidade desafiante, procurando tornar-se mais atrativos para residentes e turistas, competitivos para empresas e talentos e responsivos para cidadãos mais exigentes.

No próximo sábado (16 de julho), a partir das 15h00, estes e outros desafios estarão em debate no ISAG – European Business School, numa conferência centrada no papel da Comunicação Autárquica na criação de respostas estratégicas para o Poder Local.

“Vícios, virtudes e outros temas da Comunicação Autárquica” contará com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Carlos Magno estará na moderação da conversa entre os dois autarcas, defensores do processo de descentralização e de regionalização, assegurando ainda um comentário final.

“Cidadãos, empresas e instituições recusam hoje um Estado silencioso, ausente e opaco. Uma comunicação próxima, clara e de confiança tornou-se uma exigência e um pressuposto. Mais do que qualquer outro ator público, os municípios portugueses interpretam hoje esse desafio. É também isso que está em causa quando se discute um Estado descentralizado, mais próximo, eficiente e motivado”, explica Jorge Sobrado, Coordenador da Pós-Graduação em Comunicação Autárquica do ISAG – European Business School.

A conferência assinala o encerramento desta Pós-Graduação, a única oferta formativa de Ensino Superior, nesta área de especialidade, disponível nas regiões Norte e Centro. A primeira edição da Pós-Graduação em Comunicação Autárquica proporcionou aos estudantes uma visão integrada sobre a comunicação do Poder Local, os seus múltiplos desafios e ferramentas em áreas como o planeamento estratégico, a gestão de crises e de imagem, a avaliação de reputação e notoriedade, a digitalização, a democracia participativa, o marketing territorial, entre outros.