top of page

Jorge Polónia, Investigador da FMUP, distinguido pela Fundação Bial

Cerimónia decorreu na Aula Magna da FMUP



Um projeto desenvolvido por investigadores da FMUP - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, entre os quais se destaca Jorge Polónia, foi distinguido com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Bial de Medicina Clínica 2022. A entrega do galardão decorreu no passado dia 8 de fevereiro, na Aula Magna da FMUP, numa cerimónia presidida pelo Presidente da República.

Resultante de uma colaboração entre várias instituições académicas e grupos de trabalho internacionais, a obra premiada apresenta os resultados de uma ampla pesquisa no domínio da hipertensão arterial na população moçambicana, realizada ao longo dos últimos 25 anos.

Especialista em Medicina Interna, Farmacologia Clínica e Especialista Europeu de Hipertensão Clínica (ESH), Jorge Polónia conta com uma vasta e prestigiosa experiência profissional, acumulando, atualmente, as seguintes funções: Professor Associado de Medicina Interna na FMUP e Professor Catedrático Convidado de Medicina na Universidade de Aveiro; Coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Norte do Infarmed; Consultor Senior de Hipertensão/Medicina Interna da Unidade de Hipertensão & Risco Cardiovascular do Hospital Pedro Hispano; Membro do Council of the European Society of Hypertension; e, ainda, Investigador do CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde), FMUP.

Autor de vários projetos meritórios de distinções, Jorge Polónia conta com dezenas de prémios científicos, maioritariamente atribuídos a trabalhos na área da hipertensão arterial, e mais de uma centena de artigos científicos publicados em revistas internacionais. É já a 3ª vez que Jorge Polónia é agraciado pela Fundação Bial, com menções honrosas concedidas em 2008 e 2022, tendo recebido o seu 1º prémio em 2014.

コメント


bottom of page