Localizar a ação pelo oceano

Terminal de Cruzeiros de Matosinhos recebe conferência preparatória da ONU

Decorreu no passado dia 25 de junho no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, o evento preparatório da Conferência dos Oceanos que a Organização das Nações Unidas (ONU) irá realizar em Portugal, de 27 de junho a 1 de julho, em Lisboa.

O evento “Localizar a ação pelo Oceano: Governos locais e regionais” permite debater oportunidades e iniciativas que possam apoiar a adaptação sustentável das cidades e regiões costeiras, incluindo o financiamento da inovação e a ampliação da proteção dos oceanos.

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esteve na sessão de abertura, bem como a Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro. Também estão presentes a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, a Vereadora do Ambiente e Transição Energética, Manuela Álvares, e a Vereadora da Promoção e Apoio a Atividades nas Áreas do Desenvolvimento Económico e Turismo, Marta Pontes.

O município de Matosinhos assumiu o compromisso de construção e implementação de uma estratégia de resiliência costeira, que salvaguarde o património marítimo, que proteja as populações e o território. Recorde-se que, recentemente, Matosinhos tornou-se a primeira cidade em Portugal a ser distinguida pela ONU como “Resilient Hub”, no âmbito da campanha “Construindo Cidades Resilientes 2030”.

Presentes em Matosinhos estão representantes de todo o mundo, que lideram a investigação, a governança e o investimento nas políticas locais e regionais nesta área, entre os quais a Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Redução do Risco de Catástrofes, Mami Mizutori.

Os governos locais e regionais têm, assim, a oportunidade de partilharem as suas experiências e boas práticas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e de apresentarem os seus projetos e compromissos no que respeita à proteção dos oceanos.

Para mais informações sobre o evento em Matosinhos, aceda a https://sdgs.un.org/events/LRGspecialevent-2022UNOC

A Conferência dos Oceanos, organizada com o apoio dos Governos de Portugal e do Quénia, constituirá um apelo à ação pelos oceanos, encorajando os líderes mundiais e todos os decisores a aumentarem a ambição, a mobilizarem parcerias e aumentarem o investimento em abordagens científicas e inovadoras, bem como a empregar soluções baseadas na natureza para reverter o declínio na saúde dos oceanos.