Lusíadas Saúde Porto Sailing apura tripulação feminina

Equipas de Matosinhos disputam apuramento internacional



Nos dias 17 e 18 de setembro realiza-se a Women On Water Portugal – Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022, num programa de regatas que também conta com a tradicional Regata do Infante, navegada por cruzeiros. A Women On Water (WoW) é a única regata 100% feminina que se realiza em Portugal, com 6 tripulações na água, num total de 30 velejadoras. A prova vai servir como apuramento das equipas portuguesas para disputar a final internacional, que em 2022 será na Suíça, entre 7 e 9 de outubro. É de salientar que no mundo da vela este é o modelo de competição em formato de Champions League europeia, com as velejadoras a representarem os seus clubes.

Entre as tripulações em prova encontram-se inscritas 2 equipas, ambas do Clube de Vela Atlântico: a jovem tripulação de Leonor Pereira, Joana Montalvão, Adriana Almeida e Leonor Pires; e a equipa liderada por Susana Lima, com Catarina Moura, Júlia Martins e Carolina Cruz. O campeonato vai ser disputado no Rio Douro, junto às margens de Gaia e da Foz, tendo como base a Douro Marina, proporcionando uma animada competição e magnífico enquadramento paisagístico a esta zona do rio. As regatas têm início no sábado às 11horas e, no domingo, às 10h30, decorrendo as provas ao longo destes dias.

O modelo de campeonato é que as 6 equipas compitam entre si, em barcos da classe J70, numa série de várias regatas curtas, de cerca 30 minutos, o que privilegia a qualidade das velejadoras e a manobra do barco.

A organização desta regata é da Academia de Vela BBDouro em parceria com a Lusíadas Saúde, que, para além de assegurar o serviço médico oficial da Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022, dinamizará consultas de avaliação de enfermagem gratuita e sessões com especialistas sobre temas relevantes para a saúde.


Regata do infante junta mais de 50 barcos nas na costa de Matosinhos e margens do douro

A Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022 conta no seu programa com a tradicional Regata do Infante, que é a maior regata de cruzeiros em Portugal, com mais de 50 barcos e de 400 velejadores. Esta competição está marcada para o dia 17 de setembro e vai percorrer as águas do Porto e Matosinhos, com chegada no Rio Douro junto à zona histórica da Ribeira.

É de salientar que esta competição é a única regata acessível do país, onde participa Barco Lusíadas For ALL, o primeiro catamaran do mundo, que reunindo todos os requisitos técnicos e de segurança, alberga até quatro cadeiras de rodas e permite alargar a prática de vela a toda a população.


Mais informações sobre a Lusíadas Saúde Porto Sailing 2022 .