"luz, momentos, sentimentos e emoções"

Exposição de fotografia de Francisco Teixeira na Biblioteca Florbela Espanca


A Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca inaugurou uma exposição de fotografia de Francisco Teixeira, fotógrafo da autarquia há quase 30 anos.

“Senhor de Matosinhos – Luz, momentos, sentimentos e emoções” retrata as várias facetas, entre o religioso e o pagão, da romaria com 700 anos de existência.

Francisco Teixeira nasceu em Matosinhos em 1961. Desde jovem, e por influência de seu pai, Manuel Teixeira, desenvolveu o gosto pela fotografia, atividade profissional que exerce até hoje.

Licenciado em Fotografia pela Escola Superior Artística do Porto, terminou o curso com 19 valores. Em 2019 obteve o 1* prémio no concurso internacional de fotografia ‘Outro Prisma’, promovido pela Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos.

Francisco Teixeira conta com uma carreira profissional de aproximadamente cinco décadas, das quais grande parte dedicadas à Câmara Municipal de Matosinhos e aos Matosinhenses. Ao longo da sua carreira, colaborou ainda com vários órgãos de comunicação social como o “Jornal de Notícias”, “A Bola” ou o “Matosinhos Hoje”.

“O trabalho de Francisco Teixeira confunde-se com a história de Matosinhos nos últimos 50 anos, pela forma rigorosa e autêntica como documentou a evolução da nossa cidade”, afirma a Presidente da Câmara Municipal. “Ao longo de décadas, Francisco Teixeira retratou conquistas desportivas, a transformação social e económica do nosso concelho, a descoberta da cidade e da gastronomia pelos turistas, o mar de gente que atrai o Senhor de Matosinhos, entre muitos outros acontecimentos”, salienta Luísa Salgueiro.


A exposição “Senhor de Matosinhos – Luz, momentos, sentimentos e emoções”, de Francisco Teixeira, pode ser visitada de 21 de maio a 2 de julho, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, no seguinte horário:

Até 4 de junho: de segunda a quinta das 09h00 às 19h00, às sextas das 09h00 às 23h00 e aos sábados das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 23h00. Encerra ao domingo.

De 4 de junho a 2 de julho: segunda a sexta das 09h00 às 19h00, sábados das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra domingos e feriados.

A entrada é livre.