A nova Famel E-XF chega ao mercado em 2023, dando nova vida a uma marca mítica. Saiba mais sobre a moto elétrica portuguesa
A espera está a terminar. A Famel está de regresso e pela porta grande. Foi apresentada em Maio do ano passado na Expomoto, na Exponor, em Matosinhos, e foi uma oportunidade para os fãs da mítica XF-17 matarem saudades e poderem ver, in loco, a moderna versão elétrica daquela icónica motorizada: a E-XF.
Em 2021 anunciava-se a intenção da empresa de Mourisca do Vouga, ao relançar-se no mercado, apresentar um produto inovador e que, homenageasse a clássica Famel XF-17.
O processo, no entanto, tinha arrancado algum tempo antes. Em 2017 com a Famel a abraçar a ideia de desenvolver uma nova motorizada, elétrica, respondendo às exigências do mercado e à sustentabilidade ambiental. Ficava a faltar o som metálico, tão característico da XF-17, mas a nova tecnologia elétrica a isso obriga.
“Foi um processo longo, porque queríamos garantir não só a qualidade do produto final, mas também a fidelidade ao modelo que encantou os fãs da marca durante décadas. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, revela Joel Sousa, (re)fundador da Famel.
Dois modelos para clientes distintos
A nova E-XF é disponibilizada em dois modelos distintos: a Café Racer (apenas para um ocupante) e a Clássica (para dois ocupantes). Ambos os modelos podem ser configurados em duas versões, com cilindradas equivalentes a 50 e 125 centímetros cúbicos, sendo os preços de venda estimados entre os 4.499,00 euros e os 5.899,00 euros.
Autonomias entre 70 e 120 km
A Famel propõe o modelo de 50cc com autonomia de 70 km que pode ser expandida até 120 km com a instalação de uma segunda bateria. Já o modelo de 125cc, com duas baterias terá uma autonomia estimada de 120 km. Capacidade bastante para percorrer as viagens pendulares trabalho/casa/trabalho sem problemas de maior.
Ambos os modelos, na versão 125, são igualmente disponibilizados numa série exclusiva e limitada designada Embaixador. Esta será numerada de 1 a 300 receberá detalhes de design únicos e estimativa de entrega durante o primeiro trimestre de 2023. A entrega dos restantes modelos está agendada para o segundo trimestre do ano.
O que precisa saber sobre a Famel E-XF
Custo de carregamento da bateria, menos de 1,00 euro, segundo a marca;
Tempo de carga dos 0% aos 100%: média de 5 horas;
Velocidade máxima: 100 km/h;
Principais diferenças entre os modelos Café Racer e Clássica: posição de condução e número de lugares: a primeira é apenas para um ocupante, a segunda para dois;
A versão Embaixador, apresentada na Expomoto: edição limitada e, mediante disponibilidade, o cliente pode escolher o número preferido entre 1 e 300.
Commentaires