top of page

Mais de metade dos portugueses pretende almoçar fora no Domingo de Páscoa, segundo o TheFork

As tradições ainda são o que eram: celebrar em família e optar por pratos e iguarias típicas estão entre os aspetos mais valorizados pelos inquiridos para esta data



Feita de tradições e sabores muito próprios, a Páscoa aproxima-se a passos largos, fazendo crescer a vontade de reunir a família e aos amigos à volta de uma mesa. É isso mesmo que os portugueses planeiam para a Semana Santa, unindo assim a vertente religiosa aos prazeres da gastronomia.

Segundo um estudo do TheFork, que inquiriu um conjunto de utilizadores de modo a perceber as suas intenções e preferências para esta data, 32% dos portugueses vai reservar um restaurante para essa semana, valorizando, acima de tudo, espaços mais familiares, já que a esmagadora maioria (92%) vai celebrar em família.

Os dados disponibilizados pela plataforma de reservas líder na Europa indicam que o Domingo de Páscoa é mesmo o dia eleito para ir a um restaurante na Semana Santa (56%), apesar de Sábado e a Sexta-feira Santa (que é feriado) não ficarem muito atrás nas escolhas dos portugueses, com 49 e 37% de respostas, respetivamente. No entanto, comparando com as reservas já efetuadas pelo TheFork para a Páscoa, o Sábado está em vantagem até agora, com 31% de registos. De notar que a maior parte (32%) pretende fazer duas refeição fora durante este período.

No inquérito levado a cabo pelo TheFork, 75% dos utilizadores elege o almoço como horário preferido, seguido dos 56% que optam pelo jantar. Mais uma vez, estes dados ainda não espelham o comportamento atual dos consumidores, que até agora estão a reservar mais para as 20h (28%, comparando com os 12% da hora do almoço).


Escolhas seguras: cozinha portuguesa a 25€ por pessoa

O que, de facto, não deixa margem para dúvidas em relação às preferências dos portugueses é o tipo de cozinha favorito para esta data, não estivesse esta recheada de tradições. Se a maioria dos utilizadores (69%) opta pela cozinha regional portuguesa quando questionada sobre os seus planos, o mesmo se tem verificado nas reservas efetuadas até ao momento.

A tendência repete-se no que diz respeito à questão orçamental: quase metade dos inquiridos gostaria de gastar uma média de 25€ por pessoa nas refeições. É o que já está a acontecer com 56% dos utilizadores que reservaram no TheFork para a Semana Santa: os restaurantes escolhidos apresentam um preço médio que ronda esse valor. Quanto às avaliações, as reservas estão a recair predominantemente em restaurantes a partir dos 9 pontos, em 10.


Celebrar em restaurantes novos e familiares, com iguarias típicas no menu

Entre reservar num restaurante que já conhecem ou num restaurante novo, os portugueses dividem-se, embora a descoberta por lugares novos leve a melhor, com 56% a seguir esta opção. Contudo, o aspeto mais valorizado na hora de reservar um restaurante para a Páscoa – com 73% dos votos – é o facto de ter espaço suficiente para toda a família. Os menus pascais também são importantes para 17% dos inquiridos.

Um menu que, para mais de metade dos portugueses, deverá incluir o típico Cabrito Assado no Forno. Na lista de iguarias que não podem faltar nesta quadra, encontram-se também as Amêndoas (36%), os Ovos de Chocolate (33%) e o Folar Doce (23%). Tradições que poderão ser mais difíceis de cumprir por quem vai de férias para o estrangeiro na Semana Santa: dos 670 utilizadores que afirmaram ter férias nesta altura do ano, a maioria (185) vai para fora do país e, quem sabe, reservar uma mesa num restaurante com o TheFork além-fronteiras.

Comments


bottom of page