top of page

manifesthabitação já abriu

Exposição assinala 30 anos do PER e 50 anos do 25 de Abril



Os conjuntos habitacionais construídos depois do 25 de Abril, em Matosinhos, são os protagonistas da “ManifestHabitação”, uma exposição que pode ser vista na Antiga Fábrica Vasco da Gama, na Avenida Menéres, 627.

Promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela MatosinhosHabit, “ManifestHabitação” nasce da vontade conjunta de assinalar, por um lado, os 30 anos da implementação do PER- Programa Especial de Realojamento, e por outro, os 50 anos do 25 de Abril e do Direito à Habitação inscrito na Constituição Portuguesa de 1976.

Com curadoria do arquiteto João Paulo Rapagão, a exposição é composta por seis módulos com temas como o “Direito à Habitação em Matosinhos”, “Construir bairro é Construir Cidade” ou a “Estratégia Local de Habitação:2020-2030”. Destaque também para a galeria “Vínculos, Vidas, Emancipação, Conquistas e Comunidade” com dez retratos reais de protagonistas que partilham com generosidade histórias e memórias, expectativas e esperanças.

Para João Paulo Rapagão, Matosinhos foi um “município percursor e inovador quando motivou e ajustou a legislação e regulamentação nacional, constituindo-se como modelo nacional e internacional, influenciando promotores cooperativos e até privados”.

A exposição foi inaugurada ontem pela presidente da Câmara de Matosinhos. Luísa Salgueiro adianta que “a centralidade da política de habitação prossegue, agora com a execução da Estratégia Local de Habitação, que alarga o Programa Especial de Realojamento a todo o país”. “No terreno, assiste-se ao reforço do parque habitacional municipal em mais de 500 habitações nos próximos três anos. E o trabalho terá de continuar nos próximos 50 anos, com a centralidade do poder local democrático, a promover respostas com impacto na qualidade de vida dos cidadãos”, acrescentou a edil.

Para além da exposição, “ManifestHabitação” inclui o lançamento de um livro, workshops, colóquios e fóruns num programa paralelo que será divulgado posteriormente.

A ManifestHabitação pode ser vista até ao dia 30 de junho, à terça, das 14h00 às 18h00, e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00.

Comments


bottom of page