top of page

Marégrafo da Cantadeira na Foz do Douro vai ser remodelado

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo S.A., vai requalificar o antigo Marégrafo da Cantareira, na Foz do Douro



A empreitada surge na sequência das várias intervenções de requalificação efetuadas na zona envolvente ao Farol-Capela de S. Miguel-o-Anjo com o objetivo de valorizar aquela zona patrimonial, que remonta ao final do século XIX.

O Marégrafo constitui um verdadeiro marco histórico do património da Foz do Douro que, aliás, dá o nome ao local – Cais do Marégrafo – e a obra de requalificação vai devolver ao equipamento o seu valor patrimonial e histórico que deve ser considerado.

Este é um instrumento científico que permite registar a variação da maré ao longo do tempo cujos resultados serviram para se determinar o nível médio das águas do mar e a elaboração das primeiras tabelas de maré.

Durante cerca de dois meses vão ser efetuados trabalhos de limpeza das superfícies das fachadas, pintura, reconstrução parcial da régua de medição das marés, proteção e substituição de elementos metálicos.

コメント


bottom of page