Festival Matosinhos em Jazz no Jardim Basílio Teles
Maria João e Mário Laginha, nomes incontornáveis do jazz português, abriram este fim de semana, mais uma edição do festival “Matosinhos em Jazz”.
Durante o mês de julho, o coreto do jardim Basílio Teles recebe, aos fins de semana, artistas de jazz de diferentes nacionalidades e estilos.
A entrada é livre. No dia 15 de julho, será a inglesa Yazmin Lacey a dar a conhecer “Voice Notes", o seu novo álbum. Um dia depois, a 16 de julho, o artista britânico Kamaal Williams traz ao palco do festival a fusão entre jazz, funk e outras tendências, dos álbuns “Wu Hen” (2020) e “The Return” (2018)
No dia 22 de julho, o trio liderado pelo trompetista e compositor Luís Vicente sobe ao coreto. A 23 de julho, será a vez da harpista galesa Amanda Whiting apresentar o seu trabalho único em torno da sua harpa e todas as explorações à volta do jazz, expostas no disco “Lost in Abstraction” (2022).
A fechar o festival, no dia 29 de julho, a Orquestra Jazz de Matosinhos abre as portas à música do contrabaixista Zé Eduardo (com o álbum “Alter-Ego”), num concerto que terá temas originais embalados ao som de um swing, de uma bossa ou de um bolero.
Além da música, o festival apresenta, até ao final deste mês, uma exposição de obras criadas por seis artistas portugueses a partir de capas icónicas de álbuns de jazz. São eles: Ana Garcia de Mascarenhas, Dobra, Mariana Malhão, Tamara Alves e Teresa Rego.
Comments