Matosinhos avança com criação do “Conselho Municipal de Habitação”
- Notícias de Matosinhos
- 8 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Empresa municipal MatosinhosHabit vê aprovada proposta de criação de órgão de acompanhamento e monitorização de ações no domínio da Habitação

A Assembleia Municipal de Matosinhos aprovou, a 20 de dezembro de 2023, a criação do Conselho Local de Habitação (CLH), dando seguimento ao previsto na Lei de Bases da Habitação. Enquanto responsável pela execução da Estratégia Local de Habitação, a MatosinhosHabit participou no processo da criação deste órgão consultivo do Município. A primeira sessão do CLH teve lugar no dia 30 de janeiro de 2024, tendo ficado marcada pela tomada de posse dos seus membros.
Manuela Álvares, Presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit enquadrou a importância da existência do CLH no reconhecimento de que “a Habitação é um elemento fundamental para a dignidade e qualidade de vida dos cidadãos”, pelo que compete ao Município e à MatosinhosHabit “apostar na diversificação das respostas públicas, adaptando-as às necessidades das famílias e a uma lógica de planeamento para o desenvolvimento sustentável, de longo prazo”, acrescentando que “é também uma política integrada, que pretende garantir a qualidade do habitat – ou o contexto exterior em que se insere a habitação”.
Manuela Álvares aproveitou a oportunidade para destacar algumas das vertentes essenciais da atuação municipal em curso, designadamente, “o parque habitacional municipal para arrendamento apoiado, o programa municipal de apoio ao arrendamento, o programa Matosinhos: Casa acessível, o apoio técnico e social às famílias e as intervenções de qualificação do habitat urbano e rural”.
CONSELHO LOCAL DE HABITAÇÃO (CLH)
Previsto no artigo 24.º da Lei de Bases da Habitação, este órgão desempenhará uma função consultiva na política local de habitação de Matosinhos, sendo integrado por um conjunto de organizações ou associações representativas.
Ao CLH compete garantir um acompanhamento próximo da política habitacional, pronunciar-se sobre as propostas de instrumentos de planeamento (Carta Municipal e Estratégia Local de Habitação), monitorizar a sua implementação e execução, dar parecer sobre o Relatório Municipal de Habitação e apresentar propostas no domínio da Habitação, ou noutros com impacto nesta.
Com a criação do CLH, o concelho passa a estar dotado de um fórum permanente de discussão e concertação conjunta, permitindo aprofundar o conhecimento sobre a realidade do território na área da Habitação e contribuindo para a definição, de forma participada, plural e transparente, das melhores respostas, tendo por base o diagnóstico, regulamente atualizado, das necessidades locais de habitação.
Comments