top of page

Matosinhos continua a investir na requalificação de equipamentos desportivos inclusivos

Um mês após ter inaugurado os primeiros campos de “BasketArt”, na Sra. da Hora, a Autarquia realizou, dia 6 de julho, a abertura oficial de mais duas requalificações: o campo 3x3 de BasketArt em Perafita, junto ao Complexo Desportivo do Aldeia Nova, e a pista de atletismo da Zona Desportiva Municipal de Leça da Palmeira


Fotografias: Federação Portuguesa de Basquetebol

A criação e dinamização dos campos “3x3 BasketArt - Levar o Basquetebol Mais Longe”,

que contará com outros dois que serão também inaugurados este domingo, dia 16 de julho, um junto ao kartódromo do Cabo do Mundo e outro à praia da Agudela , resulta de um acordo de cooperação entre a Câmara de Matosinhos, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol do Porto e a Associação Cidade Social. É de resto nestes campos, que parecem autênticas obras de arte, “Físicos”, Aldeia Nova, Cabo do Mundo e Agudela, que terão lugar até setembro as sessões semanais gratuitas do programa municipal “Aprende a… jogar basquetebol!”, fruto de uma parceria da Matosinhos Sport com o Grupo Desportivo de Basquete de Leça e o Guifões Sport Clube. No município existem atualmente cerca de 480 atletas federados/as de basquetebol sendo que o objetivo passa, através da práxis informal na “rua”, por atrair mais praticantes numa ótica inclusiva e massificada.

A execução da obra na Pista de Atletismo, realizada pela Matosinhos Sport num investimento superior a 180 mil euros, esteve condicionada por sucessivos períodos de chuva intensa no final de 2022 e início deste ano. Em simultâneo com esta requalificação, foram intervencionadas as zonas de salto, como as caixas e zonas adjacentes, bem como foram feitas outras benfeitorias, que aproveitam a outras modalidades, como balizas, bancos de suplentes, relvado, entre outras. Em Matosinhos, dados recentes revelaram a existência de cerca de 500 praticantes de atletismo registados na Associação de Atletismo do Porto, bem como de cerca de 130 triatletas registados na Federação de Triatlo de Portugal.

A pista de atletismo da Zona Desportiva Municipal de Leça da Palmeira é fundamental para o associativismo desportivo matosinhense, em especial para o Atletismo, nas suas diversas disciplinas, para o Pentatlo e para o Triatlo, e para os clubes matosinhenses que aqui desenvolvem estas modalidades, como a Associação Beat Your Limit, a Associação Académica de S. Mamede, o Clube de Desporto C+S de Lavra, o Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras e o Leixões Sport Club. Mas a pista fica também disponível para outros clubes do município com estas práticas, e mesmo para atletas individuais e entidades particulares que a pretendam utilizar.

Ambas as cerimónias de inauguração contaram com a participação da presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, do vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, do vereador do desporto Vasco Pinho, e do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, entre outros e outras autarcas e muitas outras personalidades.

Comments


bottom of page