Matosinhos município amigo da juventude

II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, na Casa da Arquitectura


A Casa da Arquitectura recebeu o II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude. Organizado pela Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, projeto da Federação Nacional das Associações Juvenis, este evento visa a discussão, reflexão e construção das políticas locais de juventude com as câmaras municipais que integram a rede.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude é uma plataforma de contacto e compromisso do movimento associativo juvenil e do poder local, para a implementação de reais políticas de juventude, potenciadora de uma abordagem inovadora na forma de encarar as questões da participação jovem.

Em 2019, recorde-se, foi lançado o Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude, resultante de um processo de auscultação de jovens, técnicos de juventude e decisores políticos, de diagnóstico do estado das medidas locais para jovens e posterior ponderação, debate e definição de reais políticas locais de juventude, que funciona como um guia inspirador para a sua implementação e execução.

Do programa de hoje, destaque para o debate sobre o futuro das Políticas Locais de Juventude, a apresentação da Agenda para a Inovação das Políticas Locais de Juventude, a atribuição do Selo de Município Amigo da Juventude e a assinatura do Pacto INOVE Jovem.

A sessão de abertura contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Manuel Rego, e do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco. Presente esteve também a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Vice-presidente da autarquia e vereador da Juventude, Carlos Mouta, o administrador-executivo da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, o presidente da junta da união das freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, entre outras personalidades.

O presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Manuel Rego, considerou que “o desassossego das jovens gerações é o elixir da vida eterna da humanidade”, daí que defenda que os “jovens devem ser coautores das políticas de juventude”.

Já Vítor Pataca, presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, salientou que, “a nível local, a maior parte das políticas têm um maior impacto junto dos seus destinatários, incluindo as políticas da juventude”.

Entre os principais desafios que os jovens enfrentam, destaque para o desemprego, o acesso à educação e à habitação, a deterioração das condições económicas ou os problemas relacionados com a saúde.

A Presidente da Autarquia, Luísa Salgueiro, enalteceu a importância de uma visão supramunicipal e o envolvimento das áreas metropolitanas nas políticas de juventude.

Matosinhos foi um dos municípios que recebeu o Selo de Município Amigo da Juventude, reforçando o seu papel enquanto município promotor de políticas amigas da juventude.

A sessão de encerramento do II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude esteve a cargo do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia.