top of page

Matosinhos quer ligação entre mercado e aeroporto por Metrobus

O traçado está previsto ter 10 km e atravessar a ponte de Leça da Palmeira, pela A28. A infraestrutura e autocarros deverão custar cerca de 20 milhões de euros.


 

A Câmara Municipal de Matosinhos pretende para avançar com a construção de uma linha de metrobus (autocarro a hidrogénio verde, a circular em canal dedicado) entre o Mercado de Matosinhos e a estação de metro “Verdes”, junto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A ligação terá cerca de dez quilómetros, sendo que são necessárias três parcelas de terrenos, as quais os proprietários já aceitaram ceder. Ainda assim, o tema será debatido na reunião do Executivo em Perafita, esta quarta-feira.

O Município afirmou que os donos dos terrenos “manifestaram disponibilidade para a doação das áreas necessárias, mediante a celebração de contrato promessa de doação com transmissão de posse”.

Este projeto insere-se nos planos da autarquia do desmantelamento da Petrogal. Os 24 tanques de combustível já começaram a a ser demolidos em outubro, mas ainda se desconhece os planos da Galp  para a área de 240 hectares.

O traçado do metrobus, que atravessará a A28 pela ponte de Leça da Palmeira, todas as viaturas e infraestruturas, deverão ter um custo de cerca de 20 milhões de euros, sendo que estará prevosta uma expansão até ao Porto.

Comments


bottom of page