Mercadona adere à iniciativa "Comprovativo de Compra em Lota" da Docapesca

A empresa une-se à iniciativa promovida pela Docapesca, cujo objetivo é contribuir para a valorização do setor pesqueiro português. A Mercadona reforça assim a aposta na produção nacional tendo comprado, em 2021, mais de 1.600 toneladas de peixe nas lotas portuguesas, o equivalente a 4,5 milhões de euros.



A Mercadona aderiu à iniciativa “Comprovativo de Compra em Lota”, promovida pela Docapesca, fortalecendo assim a sua aposta na compra de produtos nacionais. Esta iniciativa, criada em 2010, tem como objetivo contribuir para a valorização do pescado português, para uma retribuição mais justa ao pescador e, simultaneamente, para a promoção de uma alimentação saudável, com recurso a produtos frescos e de proximidade.

Atualmente, a Mercadona compra em 9 lotas de norte a sul de Portugal, procurando fazer chegar diariamente às suas lojas peixe fresco e com garantia de qualidade. Em 2021, a empresa comprou mais de 1.600 toneladas de peixe nas lotas nacionais, o que representou 4,5 milhões de euros.

Com esta adesão, a Mercadona passará também a ter identificadas as suas lojas no site “Lota em Casa”, plataforma criada pela Docapesca que permite ao consumidor final encontrar os locais de venda de pescado fresco com origem nas lotas portuguesas em cada região.


O que é o pescado CCL – Comprovativo Compra em Lota?


É um produto controlado desde a sua origem, que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente.

A maior parte deste pescado é capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa, exigindo menores consumos energéticos durante a captura e transporte terrestre que se traduzem numa poupança de emissões para o ambiente.

Por outro lado, o pescado da lota é um produto capturado a pensar no futuro, que adota as regras de rastreabilidade exigidas por lei. Respeita também a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas, preservando os stocks piscícolas.

O CCL permite também identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado. Desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.