A revelação da nova identidade do Museu e das Bibliotecas do Porto terá lugar às 17h30 de quarta-feira, dia 1 de março, num evento que decorre na Alfândega do Porto, e que servirá também para apresentar a programação dos vários espaços para os próximos meses
A nova identidade de comunicação vai agregar os museus e bibliotecas da esfera municipal. A programação detalhada destes espaços para março e abril e as principais opções de 2023 serão igualmente reveladas na cerimónia, com o lançamento de uma agenda.
O Museu do Porto é constituído por uma rede de 10 espaços, que abraça a cidade e inclui edifícios notáveis da cidade, jardins, parques, coleções e arquivos.
“Será à cidade do Museu que o Museu do Porto nos liga, numa constelação de casas e experiências de memória e conhecimento, de criação, comunicação e fruição, que se renovam, para todos os públicos”, sublinha Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.
A denominação Museu do Porto recupera a identidade do primeiro museu municipal do país, criado na cidade, e que partiu da coleção particular de João Allen, exposta a partir de 1836. O Museu Municipal do Porto abriu as portas ao público em 1852, apresentando diferentes disciplinas artísticas, da pintura à arqueologia.
Neste caminho feito de identidades e novas ideias, o Museu do Porto reforça a ligação à cidade e ao tecido local, regional, nacional e internacional, com um conjunto de programas diversificados, coleções, reservas e atividades.
Da mesma forma, as Bibliotecas do Porto adotam uma identidade visual única, que inclui a Biblioteca Pública Municipal do Porto, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Popular de Pedro Ivo.
Nestes espaços de acesso ao livro e ao conhecimento, de promoção da leitura e estímulo do estudo e da criatividade, pretende desenvolver-se uma programação regular para públicos de diferentes interesses e de todas as idades.
A apresentação pública está agendada para esta quarta-feira, 1 de março, a partir das 17h30, e será feita por Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e por Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.
Logo depois, Susana Cabeleira apresentará um DJ Set com sonoridades melódicas e vigorosas na esfera da música eletrónica, e que acolhem o crepúsculo sobre o horizonte do rio Douro.
PROGRAMA
17h30: Apresentação da nova identidade visual
18h00: DJ Set com Susana Cabeleira
Comments