top of page

Neutralidade Carbónica 2030

A Câmara Municipal de Matosinhos definiu um objetivo ambicioso de reduzir as emissões de carbono em 85% até 2030, antecipando assim a meta de descarbonização estabelecida para 2050.



É digno de nota que Matosinhos já alcançou, em 2020, a meta de descarbonização estabelecida para 2030. Desde 2009, ano em que foi elaborada a Matriz de Energia do Município (considerada o ponto de partida para a neutralidade carbónica), as emissões de carbono foram reduzidas em 40,2%.

Com o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2030 e limitar o aumento médio da temperatura a 1,5°C, a autarquia está a promover uma série de iniciativas envolvendo a comunidade para obter novas contribuições para o desenvolvimento desta estratégia.

A reabilitação energética de edifícios municipais, conjuntos habitacionais e iluminação pública, a eletrificação da frota municipal, a instalação de carregadores elétricos, o aconselhamento sobre incentivos à reabilitação de edifícios e à produção de energia renovável, a promoção da mobilidade elétrica e o incentivo ao uso de transportes públicos são apenas algumas das medidas já implementadas ou em curso.

Além disso, novas medidas serão adotadas nas áreas de energia, transportes, indústria, resíduos e solo, incluindo o incentivo à pesquisa e inovação para a sustentabilidade na indústria, a promoção de uma economia industrial com baixas emissões de carbono, a gestão do uso do solo, a promoção do transporte sustentável e a sensibilização para a reciclagem e redução de resíduos, entre outras.

O caminho para a Neutralidade Carbónica envolve não só o município, mas também as empresas, os cidadãos e cada indivíduo. Desde medidas de grande escala até pequenos gestos do dia a dia, cada atitude e atividade contribuem para alcançar os objetivos estabelecidos.

Este espaço será dedicado a todas as atividades de sustentabilidade, educação ambiental, conhecimento e discussão de novas temáticas, visando a meta de Neutralidade Carbónica até 2030.

Kommentare


bottom of page