top of page

Novas instalações para os escuteiros

Lançamento da 1.ª pedra da sede do Agrupamento 677 Escuteiros de Matosinhos



O Agrupamento 677 Escuteiros de Matosinhos vai ter uma nova sede. O lançamento da 1.ª pedra dos trabalhos de requalificação das instalações dos Escuteiros de Matosinhos, na rua de Manhufe, decorreu na tarde de hoje, com a presença da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do vice-presidente da autarquia, Carlos Mouta, dos vereadores Manuela Álvares e Nuno Matos, dos presidentes de junta de freguesia Lurdes Queirós (Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo) e Paulo Carvalho (Matosinhos e Leça da Palmeira), do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto, da chefe do Agrupamento, Mariana Montanha, e com a bênção pelo Padre Emanuel Brandão, pároco de Matosinhos.

Adriana Miranda, arquiteta municipal responsável pelo projeto, fez uma breve apresentação do mesmo. O investimento da autarquia, de cerca de 450 mil euros, terá um prazo de execução de três meses, prevendo-se a implantação de quatro pavilhões de madeira pré-fabricados, com salas para cada um dos grupos etários que compõem a corporação de escuteiros, serviços administrativos e arrumos.

Da empreitada faz ainda parte a recuperação de estruturas existentes no terreno como muros, alpendre e estrutura de entrada, a instalação de novos sanitários, copa de apoio, e vedação à volta do recinto.

Refira-se que o Agrupamento 677 Escuteiros de Matosinhos foi fundado a 26 setembro de 1982 e é composto atualmente por um efetivo de 134 elementos (22 dirigentes; 31 lobitos - 6 aos 10 anos; 42 exploradores - 10 aos 14; 25 pioneiros 14-18 anos; 14 caminheiros 18-22 anos).

No concelho de Matosinhos, encontram-se ativos seis Agrupamentos de Escuteiros, pertencentes ao CNE-Corpo Nacional de Escutas, um Grupo de Escoteiros que integra a Associação de Escoteiros de Portugal e a 2.ª Companhia de Guias de Matosinhos, da Associação de Guias de Portugal. No total, estas entidades desenvolvem intervenção junto de 568 rapazes e raparigas, dos 6 aos 18 anos.

Considerando a sua importância e o interesse do trabalho que realizam em prol da comunidade, a Câmara de Matosinhos procede anualmente, desde 2017, ao apoio financeiro da sua atividade regular.

Comentarios


bottom of page