O festival infanto-juvenil O Meu Primeiro FITEI está de regresso

O MEU PRIMEIRO FITEI: o festival regressa já no final do mês (28, 29 de outubro e 1 e 2 de novembro) com a estreia da Praça de Inverno



• O Meu Primeiro FITEI está de volta ao Porto e a Matosinhos com 6 espetáculos em 2 grandes salas

• O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe o festival a 28 e 29 de outubro e o Coliseu Porto Ageas a 1 e 2 de novembro

• Pela primeira vez, o Coliseu transforma-se numa Praça de Inverno, que recebe

espetáculos e atividades para os mais pequenos


Depois de duas edições bem-sucedidas, o festival infanto-juvenil de teatro O Meu Primeiro FITEI volta a agitar a cidade do Porto, já nos dias 28 e 29 de outubro e nos dias 1 e 2 de novembro. Em palco estarão histórias tocantes pensadas para todas as idades e para diferentes níveis de experiência na relação com os objetos teatrais.

Em 2022, o festival abraça duas salas emblemáticas das cidades do Porto e Matosinhos: Nos primeiros dois dias de festival, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebe “Carmim”, da companhia de Vila do Conde Coração nas Mãos, uma peça circense que retrata as histórias, as brincadeiras, as canções e as danças que fazem parte do crescer, que constituem e moldam a personalidade. A peça de Joana Carmo Martins estará em palco nos dois dias, com uma lotação especial para as escolas a 28 de outubro.

Já o Coliseu Porto Ageas, que volta a receber o festival este ano, é transformado — na edição de 2022, uma Praça de Inverno toma conta da Sala Principal. O Meu Primeiro FITEI recria, pela primeira vez, um cenário de feira de rua onde espetáculos, ilustradores, livros, brinquedos antigos, oficinas e outras atividades para os mais pequenos coexistem num só espaço.

Assim, durante os dias 1 e 2 de novembro, a Praça de Inverno acolhe três peças: “Sorriso”, um espetáculo comovente sobre o amor e o poder das recordações pelo encenador Sérgio Fernandes do Teatro Só; o “Teatro Tradicional Dom Roberto” da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, que percorre o país com as estórias singulares das marionetas conhecidas como robertos; e, por último, a peça de fantoches “O Vaqueiro Que Não Mentia”, baseada na história popular portuguesa e num formato itinerante levado a cabo pelo Teatro TukTuk, de Marcelo Lafontana.

Ainda no Coliseu, mas em salas distintas, estarão em cena “As Árvores Não Têm Pernas para Andar” da pianista Joana Gama, que conta as histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano; e a estreia absoluta de “Os Cachos do Meu Cabelo” de Paulo Duarte (Teatro do Montemuro), uma peça que procura abordar a questão da culturalidade étnica, musical e a identidade de cada um através da história de uma criança, Amara.

Sobre a programação desta terceira edição e da estreia da Praça de Inverno, Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI, acrescenta: “Nesta edição olhámos para as possibilidades que a plateia do Coliseu tem quando se transforma numa arena, imaginámos então que no mês frio de Novembro, podia ser uma Praça de Inverno, em que o público convivesse com espetáculos, mas também com artistas e colecionadores que expõem os seus trabalhos. O Meu Primeiro FITEI sempre pretendeu ser desde o início um espaço para todos, e a possibilidade de entrar no universo do teatro, através de propostas para toda a família.”

O acesso aos espetáculos d’O Meu Primeiro FITEI poderá ser condicionado nos dias dedicados às escolas (28 de outubro - Teatro Municipal de Matosinhos e 2 de novembro - Coliseu). No Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, o acesso a cada peça é de 7,5€ (adultos) com os respetivos descontos de bilheteira para crianças e seniores. No Coliseu do Porto, pode ser adquirido um passe diário de acesso a todos os espetáculos por 5€.

Toda a informação sobre o festival pode ser consultada em www.fitei.com.