top of page

O maior aquário do Porto tornou-se mais inclusivo com informações em língua gestual

Ir ao Sea Life, no Porto, é saber de antemão que estamos perante uma manhã ou uma tarde bem passada



No entanto, a grande novidade é que o espaço tornou-se, a partir deste sábado, dia 23 de setembro, num local ainda mais inclusivo e convidativo à visita de todos. Desde então em diante, as informações sobre as espécies marinhas também poderão ser dadas em língua gestual portuguesa.

A ideia partiu da comemoração do Dia Internacional das Línguas Gestuais, sendo que o objetivo primordial passa por proporcionar uma experiência positiva e estimulante a qualquer um que passe pelo Sea Life. Assim sendo, também a comunidade surda terá a possibilidade de observar o espaço com uma descrição dada em tempo real, em relação àquilo que observam.

Como é que surgiu essa possibilidade? Através da criação de um QR Code, em que, fazendo scan a partir de um telemóvel, é possível obter a informação detalhada que diga respeito ao momento específico da visita que se encontra a ser observado. Sendo um serviço online, e tal como seria de prever, os visitantes podem revisitar as explicações sempre que entenderem.

De acordo com o diretor-geral do SEA Life Porto, e à luz do que cita a New in Porto, “estamos conscientes do grande papel educativo que o maior aquário da zona norte do País tem, especialmente na vida dos mais pequeninos. Agora, vamos quebrar as barreiras linguísticas. Quebrar barreiras e criar condições para incluir todos e para que todos possam aprender sobre a vida marinha. Este QR code é uma porta aberta e um convite para a comunidade surda vir até ao SEA LIFE Porto e usufruir da experiência completa”.

Através desta nova potencialidade, torna-se, assim, possível oferecer mais uma possibilidade de visita, capaz de chamar novos públicos. De um modo mais inclusivo, o SEA Life oferece a mesma informação e dinâmica que uma visita standard, que pode ser realizada entre as 10h e as 18h, à semana, ou entre as 10h e as 19h, ao fim de semana.

Podem comprar-se bilhetes no local, ou no site do SEA Life Porto.

bottom of page