top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Conheça as sugestões para aproveitar da melhor forma, o seu fim de semana, em Matosinhos



Vamos Perguntar à Natureza? - Palestra

• palestra inaugural: "Zonas húmidas naturais e construídas e o seu potencial como SbN" | Marisa Almeida | 14/04, 17h | CMIA Matosinhos

O CMIA de Matosinhos, o CMIA de Vila do Conde e o CIIMAR elaboraram uma nova exposição intitulada “Vamos perguntar à Natureza?” que estará patente no CMIA de Matosinhos, a partir do próximo dia 14 de abril e que pretende dar a conhecer algumas das Soluções baseadas na Natureza.

A palestra inaugural da exposição será proferida pela investigadora Marisa Almeida do CIIMAR, que irá falar sobre zonas húmidas naturais e construídas e o seu potencial como Soluções baseadas na Natureza para redução/eliminação de poluentes de ambientes aquáticos, esta terá início às 17h15 no CMIA de Matosinhos, no dia 14 de abril.

Público-alvo: público em geral

Quando: 14 de abril, 17h15

Onde: CMIA de Matosinhos


Festa do Chocolate – Feira

Até 16 de abril, uma tenda climatizada localizada na Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos, próximo da Câmara Municipal, acolhe 25 expositores que vão dar a conhecer as mais diversas iguarias que vão ter como elo comum o chocolate.

Crepes, waffles, bombocas, tabletes, espetadas de frutas com chocolate, bombons, cascatas de chocolate, chocolate quente, há opções para todos os gostos.

Organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a ANDARTE – Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato, o evento tem também animação paralela com workshops e showcookings.

Os workshops são destinados a crianças entre os 3 e os 8 anos e vai ser realizado no dia 16 de abril (domingo), pelas 11h30. As inscrições são obrigatórias, limitadas ao número de vagas existentes, e deverão ser feitas para andarte2008@gmail.com.

Também poderá participar nos showcookings gratuitos que decorrerão de 11 a 13 de abril, pelas 21h30.

A Festa do Chocolate pode ser visitada de segunda a quinta-feira das 12h00 às 23h00, às sextas-feiras, das 12h00 às 24h00, aos sábados, das 11h00 às 24h00 e aos domingos das 11h00 às 23h00.

A entrada é gratuita.

Quando: de 31 de março a 16 de abril

Onde: Rua Alfredo Cunha, em frente à PSP de Matosinhos


Congresso Internacional AURÉLIA DE SOUZA. MULHERES ARTISTAS em 1900

No âmbito das celebrações do centenário da morte de Aurélia de Souza, o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) e a Câmara Municipal de Matosinhos organizam, nos dias 13 e 14 de abril de 2023, o Congresso Internacional AURÉLIA DE SOUZA. MULHERES ARTISTAS em 1900.

O congresso internacional é uma oportunidade única de apresentar não apenas a obra de Aurélia de Souza e o seu papel enquanto mulher-artista, à luz da interpretação de vários investigadores nacionais e internacionais, mas também de conhecer outras mulheres artistas esquecidas pela História e História da Arte.

Aurélia de Souza (1866-1922) é uma das personalidades mais marcantes da arte portuguesa, na transição do século XIX para o século XX. A sua obra assume alguns dos grandes temas da pintura europeia da época, sendo de destacar a prática continuada do autorretrato e da autorrepresentação que se alarga à construção de narrativas pictóricas que envolvem a casa de família e as suas gentes. Outro aspeto original da obra de Aurélia é a prática da fotografia como componente, com assinalável grau de autonomia, do trabalho da pintura.

Aurélia foi aluna brilhante da Academia de Belas Artes do Porto e completou a sua formação com uma estada em Paris onde frequentou a Académie Julian (acompanhada pela sua irmã, também pintora, Sofia de Souza). Bem relacionada com o meio artístico e cultural portuense, participou também, em exposições em Lisboa, na atitude determinada de se afirmar como uma pintora profissional num meio predominantemente masculino em que as mulheres artistas não deviam ambicionar mais do que o estatuto benevolente de amadoras.

A autarquia, parte integrante das comemorações, apresentou já em 2022 a exposição “Aurélia de Souza. Do que vejo” no Museu Quinta de Santiago e tem, atualmente, várias obras da sua coleção expostas no Museu Nacional Soares dos Reis, na mostra dedicada à artista, “Aurélia de Souza, Vida e Segredo” patente até 21 de maio.

Programa e inscrições disponível aqui: www.aureliadesousa.weebly.com

Quando: 13 a 15 de abril

Onde:

13 de abril: Câmara Municipal de Matosinhos – Salão Nobre dos Paços do Concelho

14 e 15 de abril: Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) – Auditório


ECO CENTRO MÓVEL - Separação de Resíduos

Para dar solução aos munícipes sobre o que fazer aos pequenos resíduos que podem ser recicláveis e que não devem ser depositados nos ecopontos, para que estes não sejam colocados nos contentores da via pública para resíduos indiferenciados, o Município de Matosinhos, em parceria com a LIPOR, dispõe de dois ecocentros móveis no concelho.

Quando: 12 a 18 de abril

Onde: Matosinhos e Senhora da Hora

Matosinhos (Cruzamento entre Rua Heróis de França com Rua Carlos Carvalho) e Senhora da Hora (Frente à escola EB1 JI da Barranha, na Av. Vasco da Gama)


Expomecânica - Feira

“O expoMECÂNICA tornou-se no novo destino do aftermarket e o evento onde o sector faz negócios. De 14 a 16 de abril de 2023, o mercado de reposição automóvel apresenta na Exponor – Feira Internacional do Porto, inovações e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios, reparação e manutenção, TI e gestão de estações de serviço. É, assim, a plataforma ideal para promover produtos e serviços para um importante sector gerador de negócios, apresentar as tendências de mercado, impulsionar vendas, fortalecer a imagem das marcas, analisar a concorrência, fidelizar e conquistar novos clientes, estreitar o relacionamento com um público comprador altamente qualificado”.

Entrada proibida a menores de 14 anos.

Mais informações: aqui

Quando: 14 a 16 de abril de 2023

Onde: Exponor - Feira Internacional do Porto


Taça de Portugal 2.ª pan - Prova de Vela

A Taça de Portugal da Classe Optimist - 2ª PAN desta prova de Vela, classe optimist – terá lugar de 12 a 15 de abril na Marina e Bacia de Leixões.

Quando: 12 a 15 de abril

Onde: Marina e Bacia de Leixões


Liga In Golf Hotel & Spa - Prova de Vela

Ao longo do dia 16 de abril, decorrerá a Prova de Vela, classe open - etapa 2.

Organização do Clube de Vela Atlântico, com apoio Matosinhos Sport e Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 16 de abril de 2023

Onde: Marina e Bacia de Leixões


Circuito de Surf do Norte - Prova de surf

Nos dias 13 e 14 de abril, na Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira), decorrerá a Competição Júnior de Surf.

Organização Federação Portuguesa de Surf e Associação Onda do Norte. Apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Quando: 13 e 14 de abril

Onde: Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira)


Júnior Tour 202 - Prova de Surf

Dias 15 e 16 de abril, na Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira, decorrerá a 1ª Prova do Circuito Nacional Júnior Pro.

Organização da ANS-Associação Nacional de Surfistas e Federação Portuguesa de Surf, com o apoio das Câmaras do Porto e Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 15 e 16 de abril

Onde: Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira)

Festival de Natação júnior - Prova de natação

Organizadas pela Matosinhos Sport, provas de natação, não cronometradas, para os diversos níveis de crianças, decorrerão nas piscinas municipais, nos dias 15 e 16 de abril.

Quando e onde:

15 de abril

9h30 – Piscina Municipal de Leça do Balio

15h00 – Piscina Municipal de Custóias

15h00 – Piscina Municipal de Perafita

16h00 – Piscina Municipal de Matosinhos

16 de abril

9h00 – Piscina Municipal de Guiões

10h15 – Piscina Municipal de São Mamede de Infesta

14h00 – Piscina Municipal da Senhora da Hora


Orquestra de Famílias - Música A Orquestra de Famílias iniciou um novo projeto fora de portas, na União de Freguesias de São Mamede Infesta e Senhora da Hora, e está a recrutar miúdos e graúdos com vontade de cantar, tocar, construir ritmo com o corpo, escrever letras e improvisar. Na Orquestra de Famílias, o convite é feito a todos os que sentem a música à sua maneira e querem partilhar essa felicidade em sessões de criação artística, num ambiente descontraído. A partir de dia 25, o Centro Cívico de São Mamede (Rua do Centro 2, 4465-166) vai ser palco destes encontros. O acesso é gratuito e esperam-se famílias com elementos de todas as idades. As inscrições podem ser feitas através do e-mail ofm@ojm.pt As sessões no Centro Cívico de São Mamede realizam-se a 22 de abril, das 10h30 às 12h30; dia 14 de maio, das 14h30 às 16h30; e dia 27 de maio das 10h30 às 12h30. Orientada por Sara Vilar, Ana Conceição e Beatriz Rôla, a Orquestra de Famílias é um projeto do programa educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos, criado em 2018, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos. Quando: 25 de março a 22 de abril Onde: Centro Cívico de São Mamede (Rua do Centro 2, 4465-166) A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo - Exposição Documental Trata-se de uma exposição documental, com uma organização partilhada entre a Autarquia de Matosinhos e a Direção da Organização Regional do Porto do Partido Comunista Português, procurando dar a conhecer e homenagear gerações de pescadores que, em Matosinhos, lutaram pelos seus direitos e por melhores condições de vida, enquanto enfrentavam a repressão da ditadura fascista que assombrou o País durante quase meio século. É dado particular destaque à greve de 71 dias, entre 10 de Abril e 20 de Junho de 1959, da qual os pescadores saíram vitoriosos, evidenciando-se também várias outras jornadas de luta levadas a cabo pela classe, até à revolução de 25 de Abril de 1974. Quando: 01 de abril até 14 de maio Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca [Do Arquivo] Matosinhos Não Construído – Exposição É a primeira mostra integralmente produzida pela Casa da Arquitectura e dedicada aos acervos que se encontram ao cuidado do Arquivo. Esta exposição tem como tema projetos que foram parcialmente construídos, construídos e demolidos ou nunca construídos de nomes como Eduardo Souto de Moura, Fernanda Seixas, Francisco Melo, Jorge Gigante, José Almeida, José Gigante, Manuel Correia Fernandes, Pedro Mendo, Pedro Ramalho, Teresa Fonseca. Quando: até abril, no horário da bilheteira Onde: Casa da Arquitectura Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h. Quando: domingos, pelas 11h00 Onde: Casa da Arquitectura "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos. Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados. Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável. Próximas conversas: 22 abril, Sábado, 15h30–17h00 – Design e Artesanato 27 maio, Sábado, 15h30–17h00 – Design e Indústria 17 junho, Sábado, 15h30–17h00 – Para uma Ecologia do Design Quando: até 27 de agosto de 2023 Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha. Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia. Quando: até 23 de abril de 2023 Onde: Galeria Municipal de Matosinhos “António Carneiro. O poeta com pincéis” – Exposição No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”. A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023. São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h. António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX. Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta. Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos Quando: até 30 de abril de 2023 Horário: terça a sexta, 10h-13h e 15h-18h; sábados, domingos e feriados, 15h-18h. A partir de 1 de abril, o Museu abre com horário de verão e a exposição pode ser visitada de terça a domingo 10h às 13h e das 15h às 18h. Onde: Museu da Quinta de Santiago Contamos contigo! – Contar contos Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Quando: sábado às 11h00 ou 15h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: aqui Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles

Commentaires


bottom of page