top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Este fim de semana, venha celebrar o Dia da Mãe a Matosinhos, onde encontrará a melhor gastronomia e uma programação sempre diversificada, que surpreende toda a família



Kathanika de Volta à Índia - Teatro

A figura do contador de histórias, que com a sua presença em palco nos tem acompanhado em mais de uma das criações levadas à cena nos últimos anos, volta a estar presente neste espetáculo.

Desta vez, fomos até ao continente Indiano buscar alguns contos tradicionais. Assim nasceu Kathanika, que em sânscrito também significa contador de histórias.

A nossa “Contadora de Histórias / Kathanika” é a actriz Anabela Nóbrega, que empreenderá uma maravilhosa viagem, não só através dos contos, mas também da magia das danças e das sonoridades da música indiana. Utilizando a sua formação em dança clássica indiana, orientada pela Formadora Kajal Ratanji, a actriz, que é também a autora das coreografias, transforma a sua interpretação num acto encantatório, ao operar uma conjunção das duas linguagens corporais, de modo a que a palavra surja do interior do movimento que é específico da música indiana.

O espaço cénico do espetáculo – Kathanika - de volta à Índia – leva-nos até um pátio, que se configura como um espaço “entre”. Entre a casa, espaço interior, e a rua, espaço iminentemente público. Um lugar de troca, onde se pode receber e também oferecer. Lugar onde o nosso “contador de histórias” se instala, esperando por todos aqueles que procuram o encontro, a surpresa e a cumplicidade com o Outro. E o melhor que ele tem para oferecer a cada espectador…

Duração: Aproximadamente 55’/ Classificação etária: M/6

Bilhetes à venda em: aqui

Quando: 5 de maio às 10h30 e 15h00 para escolas e 6 de maio às 15h30

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


Moontosinhos – “Nasoni e a Quinta dos Bispos” - História

Este ciclo de visitas noturnas à História, ao Património e às Lendas de Matosinhos surgiu em 2013 e realiza-se todos os meses em noites de lua cheia.

Conduzidas pelo historiador Joel Cleto, as visitas a vários locais e monumentos obedecem a uma temática e realizam-se um pouco por todo o concelho, contando com a participação de centenas de pessoas que acompanham o percurso, questionando e interagindo com a equipa de historiadores e arqueólogos da autarquia.

Em 2023 assinalam-se os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto responsável por obras do século XVIII em Matosinhos como a Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, a Quinta do Chantre, em Leça do Balio, ou o portal da Quinta dos Bispos, em Santa Cruz do Bispo.

Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou uma edição especial do “Moontosinhos” dedicada a Nasoni.

Estão previstas visitas aos centros históricos de Matosinhos, Leça da Palmeira, Santa Cruz do Bispo, S. Mamede de Infesta e do Porto, numa parceria com a Irmandade/Torre dos Clérigos.

A segunda visita, agendada para o dia 5 de maio, entre as 21h30 e as 24 horas, é dedicada a Nasoni e à Nasoni e a Quinta da Conceição.

As próximas visitas do “Moontosinhos” irão realizar-se nas seguintes datas:

3 de junho – Nasoni e a Igreja de Matosinhos

3 de julho – Nasoni em S. Mamede de Infesta

1 de agosto – Moontosinhos especial na Igreja e Torre dos Clérigos

O ponto de encontro em cada visita será divulgado oportunamente. Acompanhe toda a atividade do “Moontosinhos” em https://www.facebook.com/moontosinhos ou, para mais informações, envie um e-mail para o endereço gmah@cm-matosinhos.pt

Quando: 5 de maio, entre as 21h30 e as 24 horas

Onde: Quinta da Conceição, Leça da Palmeira

Semana da Mãe – Piscinas Munipais e Ginásios MSFit do Concelho de Matosinhos - Desporto

Na semana de 2 e 7 de maio, mães e filhos podem usufruir da mesma aula e realizar diversas atividades lúdicas orientadas pelos professores das piscinas municipais de Matosinhos.

Para mais informações consulte o balcão da sua piscina municipal.

Durante a semana do "Dia da Mãe", de 2 a 6 de maio, as mães dos nossos clientes podem experimentar gratuitamente e em cada um dos polos do MS Fit, uma atividade à sua escolha.

Nas aulas “kids”, as crianças podem convidar as suas mães para uma atividade em conjunto.

Acesso limitado a clientes MS, à grelha de aulas e vagas existentes.

Consulta as condições nos serviços de receção e atendimento.

Quando: de 2 a 7 de maio

Onde: Piscinas municipais e Ginásios MS Fit do concelho de Matosinhos


Concerto Pela Paz – Teatro

É já no próximo domingo que o Teatro Municipal Constantino Nery recebe o Concerto pela Paz, uma organização do Conselho Português para a Paz e Cooperação, em parceria com a Camara Municipal de Matosinhos.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados na bilheteira do Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

Quando: 7 de maio, 16h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery

Festas de Nossa Senhora da Hora – Festas Populares

De 28 de abril a 18 de maio, decorrerá mais uma edição das Festas de Nossa Senhora da Hora, com Folclore, dança, música popular, concertos, para além do fogo de artifício, cerimónias religiosas e muita animação.

Consulte toda a programação: aqui

Quando: 28 de abril a 18 de maio

Onde: Senhora da Hora

Caminhada Verde - Caminhada

A 5.ª “Caminhada Verde” tem o percurso dentro da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, com o ponto de encontro na entrada com acesso através da Avenida Antunes Guimarães.

Inscrição gratuita, obrigatória e limitada a um número de participantes através deste link

Quando: 6 de maio, 9h30-12h00

Onde: Quinta da Conceição

Meia Maratona de Matosinhos - Desporto

No dia 7 de maio, pelas 9h00, realizar-se-á uma corrida de 21 km ou uma caminhada de 7 km que vai percorrer a marginal de Leça e as artérias junto ao Porto de Leixões e Mercado de Matosinhos.

Uma organização da Runporto, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.

Inscrições e mais informações em www.runporto.com

Quando: 7 de maio, 9h00

Onde: Matosinhos e Leça da Palmeira


Criança Traz Adulto – Especial Dia da Mãe – Pintura

Abanicolorido - Pintura de leques é a atividade sugerida pelo MuMMa – Museu da memória de Matosinhos para assinalar o Dia da Mãe.

A atividade é gratuita e direcionada a famílias com crianças dos 4 aos 12 anos.

+INFO e INSCRIÇÕES | 22 9390967 | casadobosque@cm-matosinhos.pt

Atividade de frequência livre | inscrição aconselhada até 5 de maio às 17h

Quando: 7 de maio de 2023, 15H-17H

Onde: Museu da Memória de Matosinhos

Liga In Golf Hotel & Spa – Prova de Vela

Ao longo do dia 6 de maio, decorrerá a Prova de Vela, classe open - etapa 3.

Uma organização do Clube de Vela Atlântico, com apoio Matosinhos Sport e Câmara unicipal de Matosinhos.

Quando: 6 de maio de 2023

Onde: Marina e Bacia de Leixões

Campeonato Nacional de Long Board – Competição

Nos dias 7 e 8 de maio, decorrerá uma etapa da Competição Nacional de Long Board com organização da Onda Pura, e o apoio Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 7 e 8 de maio de 2023

Onde: Praia Internacional Porto/Matosinhos (ou Praia de Leça da Palmeira) XXIII Torneio Desportivo Interescolas Secundárias do Concelho – Torneio

De 2 a 8 de maio, decorre o XXIII Torneio Desportivo Interescolas Secundárias do Concelho, com jogos de Badminton, Andebol, Futsal, Voleibol. Basquetebol, Atletismo.

As finais estão marcadas para a tarde do dia 8, na Zona Desportiva de Leça da Palmeira.

Programação: aqui

Quando: 2 a 8 de abril

Onde: Escolas Secundárias Abel Salazar, Boa Nova, Augusto Gomes, João Gonçalves Zarco e Padrão da Légua, bem como na Zona Desportiva Municipal de Leça da Palmeira (Bataria)


Cascata Gigante em Miniatura - Exposição

Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque.

A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas.

Mais informações: aqui

Entrada: 1€

Quando: 2 a 31 de maio | Horário: 3ª a domingo: 10h-13h e 15h-18h

Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque


"José de Lemos" - Exposição

“A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças.

José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra.

A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas.

Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição na Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”.

Mais informações em: https://casa-design.pt/pt

Quando: 20 de abril, até 17 de setembro Onde: Casa do Design A luta dos pescadores de Matosinhos durante o fascismo - Exposição Documental Trata-se de uma exposição documental, com uma organização partilhada entre a Autarquia de Matosinhos e a Direção da Organização Regional do Porto do Partido Comunista Português, procurando dar a conhecer e homenagear gerações de pescadores que, em Matosinhos, lutaram pelos seus direitos e por melhores condições de vida, enquanto enfrentavam a repressão da ditadura fascista que assombrou o País durante quase meio século. É dado particular destaque à greve de 71 dias, entre 10 de Abril e 20 de Junho de 1959, da qual os pescadores saíram vitoriosos, evidenciando-se também várias outras jornadas de luta levadas a cabo pela classe, até à revolução de 25 de Abril de 1974. Quando: 01 de abril até 14 de maio Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca


O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h. Quando: domingos, pelas 11h00 Onde: Casa da Arquitectura "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos. Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados. Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável. Próximas conversas: 27 maio, Sábado, 15h30–17h00 – Design e Indústria 17 junho, Sábado, 15h30–17h00 – Para uma Ecologia do Design Quando: até 27 de agosto de 2023 Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


Contamos contigo! – Contar contos Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Quando: sábado às 11h00 ou 15h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: aqui Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles

留言


bottom of page