top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

Este fim de semana, em Matosinhos, pode desfrutar da gastronomia de excelência e da programação diversificada. Conheça as sugestões:


3ª Edição - Degustar Matosinhos - Edição Marisco

Um dos eventos mais aguardados do ano está de volta! Após o enorme sucesso nas duas primeiras edições, a 3.ª edição do Degustar Matosinhos – Edição Marisco regressa agora em fevereiro. Todas as quintas-feiras do mês de fevereiro (2, 9, 16 e 23 de fevereiro), ao almoço ou ao jantar, são 23 os espaços aderentes onde poderá degustar uma travessa de marisco fresco, para duas pessoas, pelo preço fixo de 60 euros. Não perca esta oportunidade e venha degustar o melhor marisco de Matosinhos! Mais informações em: www.matosinhoswbf.pt/p/menudegustarmatosinhosmarisco

Quando: 2, 9, 16 e 23 de fevereiro (Todas as quintas-feiras do mês ao almoço e ao jantar)

Onde: Estabelecimentos de restauração aderentes


Lançamento de livro: “O Pedro gosta do Afonso”

Depois de “Caracóis com Cores” e “Klara – a menina de olhos-céu”, Mariana Jones apresenta uma nova obra literária dirigida ao público infantil. “O Pedro gosta do Afonso” é, nas palavras da autora, “um livro para as famílias”.

“Um texto sobre o amor, sobre a liberdade e a identidade individual. Porque todos devemos poder ser aquilo que quisermos, sem preconceitos, sem culpas, sem amarras”, afirma Mariana Jones, licenciada em Educação Social.

Com prefácio de Hugo Monteiro, investigador e professor na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, a obra tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e conta com ilustrações de Luís Melo. Professor e artista plástico, expõe regularmente há quase três décadas e tem obras em coleções particulares e públicas. Em 2001, Luís Melo recebeu o Prémio Revelação da Bienal de Cerveira.

O lançamento do livro está agendado para o próximo sábado, dia 18 de fevereiro, pelas 17h00, no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

As ilustrações do livro estarão expostas na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca até 11 de março, de segunda a sexta feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30. A entrada é livre. Ao domingo, a galeria está encerrada.

Quando: até 11 de março de 2023

Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca


Palestras “Nutrição e Exercício Físico - Prevenção da Obesidade Infantil” – Piscinas Municipais

A Matosinhos Sport está a desenvolver um ciclo de palestras promovidas pelos Gabinetes de Avaliação Física e Nutrição, com as próximas ações a abordarem a temática do exercício físico e a prevenção da obesidade infantil. Este serviço, disponível no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e nas 7 piscinas municipais, é gratuito para toda a população matosinhense, sejam clientes ou não das piscinas e/ou ginásios municipais, sendo apenas necessária marcação prévia. Informações nos serviços de receção e atendimento e em www.matosinhosport.pt/pages/938

Quando e Onde: 16 de fevereiro 11H00 | piscina municipal de Guifões 17H00 | piscina municipal de Matosinhos


Arquitectura para todos - Visitas Orientadas Gratuitas à Casa da Arquitectura

A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h.

Quando: domingos, pelas 11h00

Onde: Casa da Arquitectura Bons vizinhos fazem compras em Matosinhos – Matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos continua a sua aposta numa estratégia de dinamização do comércio tradicional de Matosinhos. Nesse sentido, e em parceria com a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos está a decorrer o concurso “Bons Vizinhos Fazem Compras em Matosinhos”, mais uma campanha lançada com o objetivo de incentivar as compras no comércio tradicional do concelho. O concurso consiste na atribuição de prémios, mediante sorteio, a todos aqueles que fizerem compras de valor igual ou superior a 20€ nos estabelecimentos aderentes por intermédio da utilização do cartão de cliente “Matosinhos Presente”. O concurso “Bons Vizinhos Fazem Compras em Matosinhos” decorre até 28 de fevereiro e serão realizados dois sorteios. No 1.º sorteio foram consideradas as compras efetuadas até às 23h59 horas do dia 15 de janeiro 2023 (o sorteio decorreu no dia 24 de janeiro de 2023). No segundo sorteio serão consideradas todas as compras efetuadas até às 23h59 horas do dia 28 de fevereiro 2023, com exceção das participações premiadas no 1º sorteio (o sorteio propriamente dito decorrerá no dia 9 março de 2023, às 16h). Os únicos excluídos do 2º sorteio serão os premiados no primeiro.

Quando: até 28 de fevereiro

Onde: Matosinhos


Exposição “Linhas de Vento. Percursos Artísticos na Natureza” - Obras da coleção da Fundação de Serralves

A exposição coletiva é composta por um conjunto de obras de artistas internacionais associados ao movimento land art ou earthworks como Richard Long, Hamish Fulton e Ana Mendieta que a partir de finais da década de '60 do século XX tomaram a natureza como ponta de partida para a criação de obras concebidas fora dos ateliers. A mostra estabelece um diálogo entre as obras destes artistas com os trabalhos de alguns dos maiores nomes da arte contemporânea portuguesa, como Alberto Carneiro, Fernando Lanhas, Lourdes Castro e Luísa Cunha. Encontramos em “Linhas de Vento. Percursos artísticos na natureza” um cruzamento entre pintura e desenho, escultura, registo fotográfico e audiovisual de ações e performance no meio natural, estabelecendo assim as suas obras artísticas em estreita relação com o território, a antropologia, a geologia assim como a ecologia.

Quando: até 23 de abril de 2023

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


Exposição temporária “Romagem à saudade” – Museu da Memória de Matosinhos

Inserida na iniciativa “Mar de Luz” que assinalou ao longo de três dias os 75 anos do Naufrágio de 1947, a exposição “Romagem de Saudade” ficará patente até 19 de março de 2023 no MuMMa – Museu da memória de Matosinhos. Esta exposição visa homenagear os pescadores que pereceram no mar, assim como as suas famílias. A mostra centra-se nas memórias vivenciais, documentais e nas materialidades alusivas ao Naufrágio de 1947. Para além de acervo da Câmara de Matosinhos, diversas entidades, como a Faculdade de Belas-artes do Porto, o NAPESMATE – Núcleo de Amigos dos Pescadores de Matosinhos, a APAM - Associação dos Pescadores Aposentados de Matosinhos, ou o Rancho dos Pescadores de Matosinhos, colaboraram ativamente neste projeto, através da cedência de inúmeros objetos e documentos, na sua maioria exibidos pela primeira vez. Em terra a tragédia do desespero das mulheres, sem notícias dos maridos e filhos, as preces rezadas e os gritos de aflição tornavam a noite ainda mais tenebrosa. Esta tragédia impressionou o pintor matosinhense Augusto Gomes que, em várias das suas obras, retratou a dor e o desespero dessas mulheres, impotentes perante a fúria do mar. Outra obra icónica do artista matosinhense relacionada com o Naufrágio de 1947 é a imponente e perturbante tela “Sem Título”, mais conhecida por “A Família”. Augusto Gomes homenageou as vítimas e seus familiares, aparentemente a pedido da Junta de Matosinhos. O quadro esteve durante vários anos na antiga Lota de Matosinhos, com uma caixa de esmolas a seu lado. O óleo de grandes dimensões, em tons cinza, retrata uma família de pescadores em desespero. A composição triangular em primeiro plano sobre o vazio que envolve as figuras reforça a carga dramática de todo o quadro. Pai, mãe e filhos são representados encarnando e sacralizando uma dor universal. João Martins da Costa, pintor natural de Coimbra, um ano após este triste episódio apresenta como obra final de curso nas Belas Artes do Porto a tela “O Mar Sagrado – Tragédia marítima de 2 de dezembro”. O tema está imbuído de um simbolismo dramático, seguindo as representações de carácter religioso das “Lamentações sobre o Cristo Morto” (também designadas por Pietá), mas com as figuras das famílias dos pescadores ocupando o lugar das personagens sagradas. Para além de obras de arte, a mostra integra ainda maquetes das 4 traineiras naufragadas, assim como uma panóplia de objetos que revelam o quotidiano e a religiosidade dos pescadores da época, cédulas marítimas e jornais da época.

Quando: até 19 de março de 2023

Onde: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos


Exposição "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Casa do Design, Matosinhos

Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens.

Quando: até 27 de agosto de 2023

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


Exposição “António Carneiro. O poeta com pincéis” – Museu da Quinta de Santiago

No ano em que se celebram os 150 anos do nascimento do artista António Carneiro (1872-1930), a Câmara Municipal de Matosinhos recorda o pintor amplamente representado na coleção artística municipal com a inauguração da exposição retrospetiva “António Carneiro. O poeta com pincéis”. A mostra, a maior dos últimos 50 anos deste poeta e pintor, tem lugar em Matosinhos, no Museu Quinta de Santiago, ficando patente até 26 de fevereiro de 2023. São cerca de 70 obras, objetos e documentos, parte deles inéditos ou quase desconhecidos, do único pintor simbolista português, que poderão ser vistos neste espaço museológico de Leça da Palmeira de terça a sexta, entre as 10h e as 13h e as 15h e 18h, e aos sábados, domingos e feriados entre as 15h e as 18h. António Carneiro (1872-1930) nasceu em Amarante a 16 de setembro de 1872, celebrando-se este ano, 150 anos do nascimento deste grande artista plástico, considerado um dos maiores pintores portugueses, entre finais do século XIX e inícios do século XX. Artista singular, de natureza sonhadora e melancólica, «pintor maior que o país», para além de paisagista, foi retratista, pintor de história, ilustrador e poeta.

Entrada: 1€ (sem terminal multibanco) – Entrada gratuita na inauguração e todos os domingos

Quando: até 26 de fevereiro de 2023

Onde: Museu da Quinta de Santiago


Exposição “Matosinhos, Lugar e Memória" – Museu da Memória de Matosinhos

A mostra temporária do Museu da Memória “Matosinhos Lugar e Memória” foi inaugurada em agosto de 2022, no âmbito das comemorações do I aniversário do Museu da Memória de Matosinhos. Recorrendo a uma seleção de fotografias da autoria de Gabriele Basilico, pertencente ao acervo da Autarquia, a exposição contrapõe esses mesmos registos na atualidade: as paisagens urbana e industrial captadas por Basilico no projeto “Uma Cidade Assim” (1996), são agora retratadas no tempo presente. Mais de 25 anos separam estas captações fotográficas, e neste contraponto é possível ver e sentir a cidade: a sua evolução, a resposta que foi dando aos novos desafios civilizacionais e às crescentes necessidades da sua população.

Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária

Quando: até março 2023

Onde: Museu da Memória de Matosinhos


Contamos contigo! – Biblioteca Municipal Florbela Espanca

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


ECO-MERCADO – Feira de produtos biológicos - Jardim Basílio Teles

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

Comentarios


bottom of page