top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

O bom tempo, a gastronomia, as praias são apenas alguns dos muitos motivos para vir a Matosinhos, onde encontrará atividades e eventos que tornarão ao seu fim de semana ainda mais animado. Consulte aqui as nossas sugestões



Festival Matosinhos em Jazz – Música O Festival Matosinhos em Jazz decorre durante o mês de julho no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos. Todos os fins de semana serão preenchidos com concertos de entrada livre, sempre às 18h. No mesmo jardim, e durante todo o mês de julho, ficará também disponível a exposição resultante de obras criadas por artistas portugueses convidados a reinterpretar icónicas capas de álbuns de jazz. Os convidados para a edição de 2023 são Teresa Rego, Tamara Alves, Mariana Malhão, Dobra e Ana Garcia de Mascarenhas. O cartaz para este festival conta com artistas como, Luís Vicente Trio (22 julho), Amanda Whitinh (23 julho) e Zé Eduardo & Orquestra Jazz de Matosinhos (29 julho). Quando: 1 a 31 de julho, 18h00 Onde: Jardim Basílio Teles (coreto)


Concerto Lívia & Fred - Nuvem Rósea, Chão de Estrelas - Concerto

"Nuvem rósea, chão de estrelas" é o mais recente espetáculo da aclamada dupla Lívia & Fred (Lívia Nestrovski e Fred Ferreira). Reconhecidos internacionalmente pelas suas escolhas de repertório e pelos seus arranjos de rara beleza, Lívia & Fred exploram agora o universo das serestas, género que surgiu em meados do século XIX no Rio de Janeiro, do qual se desenvolveu a canção popular urbana. Assim, neste concerto, entrelaçam-se Tom Jobim, Villa-Lobos, Chico Buarque, Mário de Andrade e compositores da cena contemporânea, todos alinhados pelo mote do antigo trovador cantando para sua amada sob a luz da Lua.

Assista a esta celebração da alma seresteira do Brasil, que vai muito além do repertório tradicional deste género, unindo passado e presente numa linha contínua que equilibra memória e a contemporaneidade.

Classificação etária: M/6

Bilhetes à venda em: BOL

Quando: 20 de julho, 21h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


"Aos meus avós" - Espetáculo de Dança da Assus

O Teatro Municipal de Matosinhos recebe no próximo fim de semana o espetáculo “Aos Meus Avós”, um espetáculo de dança organizado e promovido pela ASSUS - Associação de Solidariedade Social da Urbanização do Seixo.

A ASSUS é um estabelecimento de ensino, tendo o estatuto jurídico de IPSS e o objetivo primordial de prestar assistência a crianças, bem como, o desenvolvimento de atividades de natureza educativa e recreativa, sem preconceitos de natureza política, religiosa, de raça ou de cor. Pretende ser uma instituição de referência no concelho onde se insere, procurando, neste sentido, adotar práticas de excelência nos serviços que presta aos seus utentes e à comunidade.

Classificação etária do espetáculo: maiores de 6 anos

Quando: 22 e 23 de julho de 2023, 18h00

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


Visita V+ Caminhos de Santiago - Visitas

Venha conhecer a história que tornou Matosinhos um ponto de passagem obrigatório para os peregrinos que escolhem rumar a Santiago de Compostela pelo litoral português.

Através dos vestígios presentes no MuMMa vão ser percorridos os Caminhos de Santiago. A visita terá início no exterior e tendo como base o encontro de Cayo Carpo com Santiago.

Faça a sua inscrição por e-mail (mumma@cm-matosinhos.pt) ou por telefone (22 939 0967). Entrada: 3€/ visita não indicada a menores de 8 anos

Quando: 21 de julho, 21h30

Onde: MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos


Coppélia - Bailado

A Academia de Dança de Matosinhos apresenta Coppélia, um bailado interpretado por cerca de 150 alunos e musicado por uma jovem orquestra sinfónica de cerca de 60 músicos dirigida pelo Maestro José Eduardo Gomes. O espetáculo decorrerá no próximo sábado, 22 de julho, pelas 21h00, no Coliseu do Porto e conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da União das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Coppélia conta a história de Swanilda e Franz, um casal de jovens apaixonado e pronto a casar. Na sua aldeia vive o estranho e misterioso Doutor Coppelius, um inventor de bonecos que enlouquece com a morte da sua filha. Coppelius acaba por construir uma boneca bailarina que todos os dias coloca à janela. Quando Franz a vê, fica completamente apaixonado e só pensa em conhecer a nova jovem da aldeia. Swanilda decide entrar no atelier do Dr. Coppelius para descobrir o que se passa naquela misteriosa casa e quem é a jovem que roubou o coração do seu amado. Swanilda desfaz o plano diabólico do Dr. Coppélius e salva o seu casamento.

DIREÇÃO ARTÍSTICA – Diana Amaral

COREÓGRAFOS – Bárbara Aguiar, Beatriz Ioty, Diana Amaral, Francisca Nunes, Sara Silva, Luísa Marta

MÚSICA – Leo Delibes

FIGURINOS – Design: Diana Amaral | Concepção: Graça Seara, Mónica Vieira, Sandra Vieira e Iraíde Silva

DESIGN do Cartaz– Ângela P. Metelo

DIREÇÃO MÚSICAL: Maestro José Eduardo Gomes

JOVEM ORQUESTRA: alunos de música das diversas escolas de música do norte do país

INTERPRETES DO BAILADO: alunos da Academia de Dança de Matosinhos

Mais informações e compra de bilhetes em https://www.coliseu.pt/evento/20230722-coppelia

Quando: 22 de julho, 21h00

Onde: Coliseu do Porto


Desenho Coletivo Imaginário - Oficina para Famílias

Integrada na exposição “Razão Inversa” de Fernando Calhau, realizar-se-á, na Galeria Municipal de Matosinhos, pelas 15h30 do dia 22 de julho, uma oficina para famílias

“Vamos conhecer Fernando Calhau e as suas propostas inusitadas”.

Desenhar sem papel ou lápis, será que é possível?

E se tudo estiver escuro, conseguiremos ver? Que outros sentidos poderemos usar?

Vamos olhar à volta e, para criar, uma obra teremos de selecionar.

Como vamos continuar?

Lotação máxima: 25 pessoas (mediante inscrição prévia até dia 21/07 às 18h para galeria.municipal@cm-matosinhos.pt)

Duração aproximada: 120 min

Para crianças a partir dos 3 anos.

Quando: 22 de julho de 2023, 15h30

Onde: Galeria Municipal de Matosinhos


Feira dos Golfinhos - Feira de Antiguidades

Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00, no Jardim de Basílio Teles.

Quando: 23 de julho, das 10h00 às 18h00

Onde: Jardim Basílio Teles


Campeonato da Europa de Basquetebol - Desporto

Em contagem decrescente para mais uma grande prova desportiva internacional.

O Europeu de Basquetebol sub 18 masculinos em Matosinhos está à porta e o Centro de Desportos e Congressos e os pavilhões de Custóias e Guifões uma vez mais preparados para receber a Seleção Nacional.

Vem apoiar Portugal!

Uma organização da Federação Portuguesa de Basquetebol, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 21 a 30 de julho

Onde: Centro de Desportos e Congressos/ Pavilhão Municipal de Custóias/ Pavilhão Municipal de Guifões


Torneio Beach Tenis - Torneio de Verão 2023 - Desporto

A praia junto ao Bar do Titan, em Matosinhos, recebe no próximo fim de semana um torneio de ténis de praia. Esatrão em competição pares masculinos, femininos e mistos.

Uma organização do Clube de Areia de Matosinhos, com o apoio da Matosinhos Sport e da Câmara Municipal de Matosinhos.

Quando: 22 e 23 de julho

Onde: Praia junto ao Bar do Titan, em Matosinhos


Fitness nas Marés - Desporto

Aulas de Fitness na Piscina das Marés - Aulas Gratuitas (incluídas no preço do bilhete de acesso à instalação) aos sábados e domingos, às 10h30 e às 16h00.

𝗕𝗶𝗹𝗵𝗲𝘁𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 https://t.ly/VpQ0

Piscina das Marés https://t.ly/A3SxI

Quando: 22, 23, 29, 30 de julho, 10h30 e 16h00

Onde: Piscina das Marés


Põe-te a Mexer... - Desporto pelo Concelho

De 1 julho até 8 setembro, em diversos locais públicos do concelho de Matosinhos., o Põe-te a Mexer está de regresso com atividades de fitness que incluem caminhadas, localizada, pilates, ioga, treino funcional, zumba, cycle, entre outras, para um verão saudável e cheio de energia.

Uma iniciativa da Matosinhos Sport, com apoio da Câmara Municipal de Matosinhos,


Programação:

Quarta-feira /Noite

Marginal de Matosinhos

Zumba › 20h/21h

Cycle › 21h/21h30 e 21h30/22h

12, 19 e 26 julho;

2, 9, 16, 23 e 30 agosto; 6 setembro

Sábados

Manhãs no Parque das Varas

Localizada › 10h30/11h30

Ritmos › 11h30/12h30

Tardes na Marginal de Perafita

Localizada › 15h/16h

Aula de Zumba › 16h/17h

15, 22 e 29 julho

5, 12, 19 e 26 agosto; 2 setembro

Domingos

Parque do Carriçal

TRX-Funcional › 10h30/11h30

Pilates/Ioga › 11h30/12h30

Marginal de Matosinhos

Localizada › 10h30/11h30

Zumba › 11h30/12h30

16, 23 e 30 julho;

6, 13, 20 e 27 agosto; 3 setembro

Aprende a... - Desporto pelo Concelho

Aprende a… é uma iniciativa inovadora, sem caráter competitivo, um suplemento adicional ao desporto com enquadramento federativo. O seu principal objetivo, além da massificação da oferta desportiva, é permitir aos cidadãos, independentemente da idade, de darem os primeiros passos, ou aperfeiçoarem a sua prática, nas modalidades parceiras deste projeto.

Numa organização da Matosinhos Sport, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, das Uniões de Freguesia e das associações do concelho, estas atividades decorrem ao ar livre em locais diferenciados do concelho, sendo gratuitas, sem inscrição, mas com vagas limitadas.

O Aprende a Pedalar e o Aprende a Patinar decorrem na marginal de Matosinhos, enquanto o Aprende a andar de Skate acontece na Praça Guilherme Pinto. O Aprende Orientação terá lugar em vários locais a anunciar oportunamente, enquanto o Aprende a Jogar Ténis decorre no Campo de Ténis de Sta.Cruz do Bispo.

Já as modalidades de praia - Andebol, Futebol e Voleibol - acontecerão nas praias de Matosinhos e Leça da Palmeira, mas também (exceto futebol) nos campos de areia da Associação Académica de São Mamede.

O Aprende a jogar Basquetebol é a novidade para 2023, com ajuda do Guifões Sport Clube e do Grupo Desportivo Basquete de Leça, acontecendo na Senhora da Hora (Campo dos Físicos) e noutros locais a designar.

Mais informações e programa completo: www.cm-matosinhos.pt e www.matosinhosport.com


"Memórias de Nós: Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco" - Exposição "Memórias de Nós: Coleção de Cerâmica Popular de Maria José e Helder Pacheco" é a exposição integrada e dedicada, este ano, às Festas do Senhor de Matosinhos. A exposição foi inaugurada na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca , a 27 de maio, revelando ao público um conjunto de cerâmica popular das mais diversas tipologias e origens, com um enquadramento muito peculiar: trata-se da apresentação pública da coleção particular que Maria José e Helder Pacheco foram construindo ao longo dos anos, constituindo dessa forma um testemunho de memória pessoal deste casal, porém, representativo de uma identidade coletiva da tradição de olaria nacional, produzida país fora. Uma coleção representativa de múltiplas tipologias e de vários centros de produção de cerâmica nacional. Quando: 27 de maio a 19 de agosto | Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 19h00; Sábados das 9h30 às 12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca

"Interrupções e continuidades na Coleção de Arte Municipal" - Décadasa de 30 a 50 - Exposição Inaugurada a 18 de maio, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museu, a exposição centra-se na coleção de arte da autarquia, especialmente nas obras produzidas entre as décadas de 30 e 50 do séc. XX. A mostra resulta de um projeto pedagógico da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O desafio lançado pela autarquia aos estudantes da Licenciatura em História da Arte visa permitir um maior contacto e valorização das obras que integram a sua Coleção de Arte. A exposição conta com espólio artístico, documental e vídeo da autarquia, em que nomes incontornáveis da coleção e da história de arte portuguesa, como Augusto Gomes, Joaquim Lopes, Agostinho Salgado, entre outros, criam esse percurso narrativo entre as interrupções e continuidades que caracterizam as teorias e práticas artísticas de início até meados do século XX. A exposição pode ser visitada até 17 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 13 e das 15h às 18h. Quando: 18 de maio a setembro de 2023 | Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago "José de Lemos" - Exposição “A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças. José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas. Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição que chega agora à Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”. Mais informações em: https://casa-design.pt/pt Quando: até 17 de setembro | Horário:2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00 Onde: Casa do Design, em Matosinhos

"Memórias da Cascata de João Cafoca" - Exposição 30 anos depois, a célebre cascata do leceiro João Cafoca volta a ganhar vida com a exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”, no Museu da Memória de Matosinhos. Trata-se de uma representação popular dos locais, monumentos e figuras típicas da Leça da Palmeira de antigamente, que inclui cerca de uma centena de peças e bonecos em madeira e cartão construídos de raiz nos últimos cem anos por três gerações da família Soares, bem como documentos, fotos e vídeos. Um projeto que tem como objetivo (re)visitar antigos usos e costumes leceiros, e dar a conhecer os principais segredos por detrás desta atividade. João da Silva Ferreira Soares (1927-2006), também conhecido por João “Alfaiate” ou João “Cafoca”, alfaiate, artesão e poeta popular de Leça da Palmeira, cumpria anualmente a tradição de construir cascatas sanjoaninas, maioritariamente na Rua das Icas, no lugar da Amorosa, que fascinaram e alimentaram os sonhos de várias gerações de crianças. A cascata foi sendo construída de forma mais assídua, entre 1963 e 1994, incorporando ainda elementos anteriormente elaborados pelo seu pai Francisco Ferreira Soares e pelo seu avô João Augusto Ferreira Soares, tornando-se uma referência emblemática na cultura popular de Leça da Palmeira. O legado familiar destas três gerações de cascateiros, consubstanciado nas centenas de elementos que compunham a cascata, bem como por um registo documental e audiovisual, foi doado pelos descendentes à Autarquia, em 2020. Após o estudo e inventário deste acervo, o MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos, apresenta a exposição “Memórias da Cascata de João Cafoca”. Entrada 1,00€ (inclui visita à exposição permanente + exposição temporária) Quando: 20 de maio a 13 de agosto de 2023 | Horário: terça a domingo, incluindo feriados, das 10 às 13 horas e das 15 às 18 horas. Onde: Museu da Memória de Matosinhos

"Razão Inversa" de Fernando Calhau - Obras da Coleção de Serralves - Exposição Partindo do núcleo de obras de Fernando Calhau (Lisboa, 1948 − 2002) pertencentes à Coleção de Serralves e a importantes coleções em depósito na Fundação, a exposição reúne um conjunto de trabalhos que marcam diferentes momentos do percurso do artista ao longo de quatro décadas desde 1970 (pintura, desenho, instalação, vídeo…), revelando, por um lado, a consistência da sua prática e, por outro, a sua surpreendente ambivalência. Ancorada no rigor da arte minimal e numa sensibilidade romântica, a obra de Fernando Calhau revela-se repleta de conflitos internos que lhe conferem uma complexidade invulgar, pertencendo ao universo da razão e da intuição. Concebida especificamente para a Galeria Municipal de Matosinhos, a exposição dá a conhecer ao público a obra deste artista que constitui uma referência central para a comunidade artística portuguesa. Fernando Calhau iniciou a sua carreira artística na gravura, pintura e desenho, para depois se dedicar à fotografia, ao filme e ao vídeo. A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem como objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. “Razão Inversa” pode ser vista na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 27 de agosto no seguinte horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00. Quando: 27 de maio a 27 de agosto | horário: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Sábados, domingos e feriados das 15h00 às 18h00 Onde: Galeria Municipal de Matosinhos

"Paulo: Para além do desenho - Conversando com Paulo Mendes da Rocha" - Conversas “Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma perspetiva mais alargada da sua visão do mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra. Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. Paralelamente a esta, a nave expositiva alberga a Exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha". Com as duas exposições, vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha.”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura

"Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" - Exposição “A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público a 26 de maio de 2023, às 21h30. A mostra tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura. Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Patente na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, a mostra faz mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra: a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público acompanhada da Exposição "Paulo" na Galeria da Casa. Com as exposições, é lançado um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário

"O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante.

Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança.

Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00

Onde: Museu da Quinta de Santiago


Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas

A Casa da Arquitetura promove, a partir do próximo domingo, visitas orientadas à Casa da Arquitectura. A iniciativa é gratuita e decorrerá todos os domingos, pelas 11h.

Quando: domingos, pelas 11h00

Onde: Casa da Arquitectura


"Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição

“Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos. Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados. Entre março e junho, discute-se o papel do designer como colecionador, as ligações entre o design, a indústria e o artesanato, e ainda os desafios e oportunidades no desenvolvimento sustentável.

Quando: até 27 de agosto de 2023

Onde: Casa do Design, Matosinhos - Edifício Paços do Concelho, Rua de Alfredo Cunha, Matosinhos


Contamos contigo! – Leitura

Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto, as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos.

Quando: sábado às 11h00 ou 15h00

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca

ECO-MERCADO – Mercado

Aos sábados, das 9h00 às 14h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa.

Mais informações: aqui

Quando: sábados das 8h00 às 13h00

Onde: Jardim Basílio Teles

Commentaires


bottom of page