top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

O fim de semana está quase aí e com ele uma série de propostas para que possa desfrutar dos seus dias de descanso da melhor forma possível. Em Matosinhos, haverá iniciativas para todos os gostos, desporto, ambiente, cultura, tradição.

Destaque para o regresso da recriação histórica “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”. Veja aqui a programação completa



Os Hospitalários no Caminho de Santiago – Feira Medieval

De 6 a 10 de setembro, a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio volta a transformar-se no cenário de uma das mais importantes recriações históricas do país: “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”.

No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”.

O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.

Hoje, primeiro dia do evento, o principal destaque vai para a realização do espetáculo “o pagamento dos impostos ao Balio”, um retrato do quotidiano, nos dias antecedentes ao casamento real de D. Fernando e D. Leonor. O povo está em festa, Leça do Balio espera dias de grande pompa, por isso, os cuidados terão que ser redobrados.

Hoje, 7 de setembro, salienta-se a peregrinação pelos Caminhos de Santiago, de Santo António do Telheiro ao Mosteiro de Leça do Balio, acompanhada pelo historiador Joel Cleto. Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/peregrinacao

Nos dias 8 e 9 de setembro, “A Intriga” transportará a audiência para os bastidores do casamento real, com um magnífico espetáculo audiovisual a não perder.

O momento mais aguardado desta recriação histórica será no dia 10 de setembro, dia em que é esperada uma enchente no recinto para a recriação do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles, e que terá a participação de atores de renome nacional, prometendo elevar ainda mais a experiência.

Este ano, a personagem de D. Fernando será representada por Vítor Silva Costa, ator de teatro, televisão e cinema, que, recentemente, participou em telenovelas como “Flor sem tempo” e “A serra”, e em séries televisivas como “O Clube” e “Marco Paulo”. Já a rainha D. Leonor será representada por Margarida Bekker, atriz que trabalhou em séries como “Praxx” e “Vanda”, e em telenovelas como “A Teia” ou “Amor Amor”, entre outros programas.

Celebrado em 1372, este casamento real é um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica. Foi o único casamento real a ser celebrado fora da capital. Contra a vontade de todos, D. Fernando casa com D. Leonor Teles tornando-a rainha de Portugal.

A cerimónia ocorre no Mosteiro de Leça do Balio, debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei, dando origem aos acontecimentos que, anos mais tarde, despoletaram a crise política de 1383- 1385.

Mas há muito mais para ver na Feira Medieval em Leça do Balio. O mercado medieval, repleto de artesãos e mercadores, será um ponto de destaque, oferecendo uma rica tapeçaria de produtos tradicionais. A diversa oferta de restauração permitirá aos visitantes saborear iguarias da época, enquanto o acampamento medieval e as cavalariças apresentarão uma visão vívida do passado. O evento apresentará ainda a emocionante arte da falcoaria e uma liça que traz à vida o espírito dos torneios medievais. Crianças e adultos serão envolvidos em atividades interativas, oficinas, visitas guiadas ao Mosteiro e apresentações culturais que proporcionarão um entendimento mais profundo da história e cultura da época.

Os bilhetes diários para esta viagem no tempo têm um valor simbólico de 2€, proporcionando acesso a um dia de experiências enriquecedoras, sendo que as crianças até 1,30m não pagam. Para aqueles que desejam mergulhar profundamente na celebração, a pulseira que oferece acesso aos 5 dias do evento está disponível por apenas 5€.

Os bilhetes e pulseiras para a feira medieval podem ser adquiridos previamente no Museu da Memória de Matosinhos e no Museu Quinta de Santiago, nos horários de funcionamento dos respetivos espaços.

Quando: 6 a 10 de setembro de 2023

Onde: Mosteiro de Leça do Balio


Inauguração da Exposição "Siza e Oscar: Para além do mar” - Exposição

“Siza e Oscar: Para além do mar”, exposição de fotografia de José Roberto Bassul, abre portas no próximo amanhã, 7 de setembro, pelas 17h00, no Espaço Ferreira Alves, na Casa da Arquitectura.

Trata-se de um diálogo visual abstrato entre a arquitetura de Siza Vieira no Brasil e a de Oscar Niemeyer em Portugal. Com curadoria de Ângela Berlinde, a mostra compõe-se de 28 imagens que prestam uma homenagem fotográfica a dois ícones da arquitetura modernista.

Do lado de cá, o Hotel Pestana Casino Park na Ilha da Madeira, obra única em Portugal do brasileiro Oscar Niemeyer. Do lado de lá, o edifício da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre no Brasil, também obra única da autoria do português Álvaro Siza Vieira.

“As fotografias de Bassul que inspiram esta conversa a três - para além do mar - convidam-nos a sentir os batimentos cardíacos da obra de dois arquitetos maiores do nosso tempo, Siza e Niemeyer, tesouros que permanecem a marcar o fluxo e as geometrias temperamentais deste movimento transatlântico “, refere a curadora.

A entrada é livre.

Quando: de 7 de setembro a 14 de outubro / inauguração a 7 de setembro, 17h00. Horários:

Até 30 de setembro: terça a sexta - 10h00 às 19h00; fim de semana e feriados - das 10h00 às 20h00

De 1 de outubro até 14 de outubro: Terça a Sexta - 10h00 às 17h00; fim de semana e feriados - das 10h00 às 18h00

Onde: Casa da Arquitectura / Espaço Luís Ferreira Alves


Matosinhos Mar de Desporto - Desporto

Nos dias 9 e 10 de setembro a marginal de Matosinhos voltará a ser palco de um verdadeiro “Mar de Desporto” disponibilizando gratuitamente, tal como nos últimos anos, piscinas ao ar livre, um espaço de fitness, vários insufláveis, desportos radicais e a grande amostra das modalidades individuais e coletivas que se praticam no município com apoio dos clubes do nosso concelho.

As atividades são gratuitas, embora a participação possa depender da idade e de inscrição no dia e no local e compreenderão não só atividades aquáticas e de fitness praticadas nas piscinas e ginásios municipais, mas também atividades outdoor, insufláveis para crianças, entre outras.

A organização envolve a Câmara Municipal de Matosinhos, a Matosinhos Sport e várias instituições desportivas de Matosinhos.

Quando: 9 e 10 de setembro de 2023

Onde: Marginal de Matosinhos


Corrida do Porto de Leixões - Desporto

A 8ª edição da "Corrida do Porto de Leixões" acontece já no próximo domingo, 10 de setembro, e irá decorrer, como habitualmente, no espaço portuário com partida e chegada no Terminal de Cruzeiros.

A prova inclui uma corrida de 10 Km e uma minicorrida/caminhada sem fins competitivos com a distância de 5km.

A organização é da Event Sport e da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, em colaboração com o Centro de Cultura e Desporto da APDL e com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Informações e inscrições em www.corridaportodeleixoes.pt

Quando: 10 de setembro, 9h00

Onde: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Oficina “Sementeiras de Outono/Inverno” – Oficina

O Parque Ecológico Monte de S. Brás acolhe já no próximo domingo mais uma oficina, desta vez sobre o tema das “Sementeiras de outono/inverno” onde se vai aprender a realizar as sementeiras das culturas/hortícolas de outono/inverno.

As inscrições são gratuitas, limitadas às vagas existentes, e devem ser feitas através do email ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt.

Quando: 10 de setembro, 10h00

Onde: Parque Ecológico Monte de S. Brás

Grandiosas Festividades em Honra de Nossa Senhora das Dores - Festas Populares

As Festas de Esposade estão de regresso. De 7 a 17 de setembro, a tradição estará em alta sendo vários os motivos que poderão levar a população a deslocar-se a Esposade. Concertos, entrada de grupo de bombos e fanfarra, missa solene, procissão de velas, procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, fogo de artifício e muitas outras iniciativas fazem parte do programa das festas.

As Festas de Nossa Senhora das Dores realizam-se há décadas atraindo ano após ano centenas de pessoas a Esposade e ao largo onde foi construída a capela em honra de Nossa Senhora das Dores, em 1737.

Quando: 7 a 17 de setembro

Onde: Custóias


Festa Senhor Jesus do Padrão da Légua - Festas Populares

As festas em honra do Senhor Jesus do Padrão da Légua começam na próxima sexta-feira, 8 de setembro. Momentos musicais, procissão e eucaristia solene são os momentos altos da programação das festividades em honra do padroeiro da paróquia que terá a duração de três dias.

Quando: 8 a 10 de setembro/ Inauguração das iluminações no dia 7 de setembro

Onde: Padrão da Légua – Leça do Balio


Exposição comemorativa dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora - Exposição No âmbito das comemorações dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora, será inaugurada pelas 18h do dia 25 de agosto, na Galeria da Biblioteca Florbela Espanca, uma exposição documental com plantas do Arquiteto, que ficará patente até 23 de setembro. Serão quatro momentos a apresentar: - Plantas de edifícios concretizados; - Plantas e projetos que não foram realizados; - Plantas assinadas pelo arq. Fernando Távora; mas o edifico foi realizado pelo arq. Álvaro Siza Viera; - Plantas assinadas pelo o arq. Fernando Távora e pelo Arq. Álvaro Siza Vieira. Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/fernando-tavora-1923-2005 Quando: de 25 de agosto a 23 de setembro de 2023 | Horário: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h; Sábados das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca "Interrupções e continuidades na Coleção de Arte Municipal" - Décadas de 30 a 50 - Exposição Inaugurada a 18 de maio, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museu, a exposição centra-se na coleção de arte da autarquia, especialmente nas obras produzidas entre as décadas de 30 e 50 do séc. XX. A mostra resulta de um projeto pedagógico da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O desafio lançado pela autarquia aos estudantes da Licenciatura em História da Arte visa permitir um maior contacto e valorização das obras que integram a sua Coleção de Arte. A exposição conta com espólio artístico, documental e vídeo da autarquia, em que nomes incontornáveis da coleção e da história de arte portuguesa, como Augusto Gomes, Joaquim Lopes, Agostinho Salgado, entre outros, criam esse percurso narrativo entre as interrupções e continuidades que caracterizam as teorias e práticas artísticas de início até meados do século XX. A exposição pode ser visitada até 17 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 13 e das 15h às 18h. Entrada: 1 € Quando: 18 de maio a 17 setembro de 2023 | Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago

"Cascata Gigante em Miniatura" - Exposição Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque. A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas. Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira Entrada: 1€ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque "José de Lemos" - Exposição “A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças. José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas. Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição que chega agora à Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”. Mais informações em: https://casa-design.pt/pt Quando: até 1 de outubro | Horário:2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00 Onde: Casa do Design, em Matosinhos "Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio" - Exposição “Sapatilhas: Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” é a exposição que inaugurou a 11 de fevereiro de 2023, na Casa do Design, em Matosinhos. Numa época em que as sapatilhas ganham dimensão global como um dos ícones da cultura contemporânea, a Casa do Design inaugura esta exposição com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, para dar a conhecer uma parte do legado da indústria nacional de calçado desportivo. Partindo de uma coleção única de mais de 500 modelos de sapatilhas representativas de um universo de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, esta exposição explora o significado cultural, social, político e económico que as marcas representam. Propõe-se uma breve contextualização histórica, uma leitura aprofundada sobre as marcas Sanjo e Cortebel, mas sobretudo a revelação de um surpreendente acervo de outras marcas caracterizadas por pequenas séries, modelos para diferentes práticas desportivas e as respetivas embalagens. Resultado de uma coprodução entre a Câmara Municipal de Matosinhos / esad—idea, Investigação em Design e Arte e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a mostra propõe simultaneamente uma retrospetiva histórica e um espaço de reflexão crítica, procurando saber como a memória das sapatilhas de fabrico nacional pode ser resgatada, entendida e preservada, e como os recursos produtivos a que temos acesso, materiais e imateriais, podem ser mais bem aproveitados e criativamente potenciados. Quando: de 11 de fevereiro a 10 de setembro de 2023 | Horário: 2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00 Onde: Casa do Design "Paulo: Para além do desenho - Conversando com Paulo Mendes da Rocha" - Conversas “Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma perspetiva mais alargada da sua visão do mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra. Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. Paralelamente a esta, a nave expositiva alberga a Exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha". Com as duas exposições, vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha.”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" - Exposição “A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público a 26 de maio de 2023, às 21h30. A mostra tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura. Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Patente na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, a mostra faz mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra: a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público acompanhada da Exposição "Paulo" na Galeria da Casa. Com as exposições, é lançado um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita. Quando: Todos os domingos de cada mês Onde: Casa da Arquitectura O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário "O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante. Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança. Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago Contamos contigo! – Leitura Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Quando: sábado às 11h00 ou 15h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca ECO-MERCADO – Mercado Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles

bottom of page