top of page

O que não pode perder este fim de semana em Matosinhos

São diversas as sugestões que temos para o seu fim de semana em Matosinhos. Desde teatro, música, artes performativas, atividades lúdico-pedagógicas de cariz ambiental, exposições, entre muitos outros eventos a não perder. Consulte aqui a programação



Pequenos Sons de Boca - Teatro

Na próxima sexta-feira, 15 de setembro, pelas 21h30, o Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery receberá o espetáculo “Pequenos sons de boca”.

Fugindo à vida citadina, seis personagens compraram cinco dias num retiro para encontrarem a felicidade. Quando chegam percebem que é um retiro de silêncio. Quando são confrontadas com os seus demónios internos, ao mesmo tempo profundos e absurdos, o seu voto de silêncio colide com a absoluta necessidade humana de se ligarem uns aos outros. Cheia de humor estranho e situações embaraçosas, esta peça questiona como é que podemos lidar com as grandes questões da vida quando as palavras não estão lá. A peça de Wohl, com poucas palavras, usa o silêncio para escavar fundo na dor humana que, como tudo o que é insuportável, pode também ser muito cómico, se partilhado. Como é que podemos lidar com as grandes questões da vida quando as palavras não estão lá?

Classificação etária: M/14

Quando: 15 de setembro, 21h30

Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery


Orquestra Jazz de Matosinhos & Camil Arcazado com direção musical de João Pedro Brandão - Música

Matosinhos a fazer as honras da 17ª edição do ciclo Novos Talentos do Jazz. O músico catalão tem se destacado por toda a Europa e sobretudo em Barcelona onde tem trazido para a cena jazz uma abordagem contemporânea ao manouche jazz, um estilo herdeiro do guitarrista romani “Django” Reinhardt. Domínio técnico, frescura e versatilidade fazem de Arcarazo - que além de guitarrista é também um promissor contrabaixista - um dos mais conceituados e surpreendentes músicos desta nova geração espanhola. O concerto com a Orquestra Jazz de Matosinhos terá a direção musical de João Pedro Brandão e percorre um repertório eclético que vai de Benny Goodman a Kurt Rosenwinkel. Guillermo Klein e Perico Sambeat - os compositores que estiveram em residência no CARA nestes dois últimos anos - assinam também dois dos temas que poderão ser ouvidos neste concerto. Mas as surpresas não ficam por aí. E se é senda deste ciclo, além de dar palco a um intérprete notável, trazer para o universo da big band as suas próprias composições, arranjadas a preceito para a ocasião, há que notar duas estreias neste campo também: Clara Lacerda e Hugo Caldeira são os arranjadores convidados para transformarem a música de Arcarazo.

REPERTÓRIO

Under Current Blues - Benny Goodman

Extra Credit - Jim McNeely

Low Down - Thad Jones

El Campino - Guillermo Klein

NoComp - Camil Arcarazo

Pendulo - Camil Arcarazo

Tio Petila – Perico

Sambeat Stealthiness (to Jim Hall) - Fred Hersch

Dream Of The Old - Kurt Rosenwinkel

Quando: 16 de setembro, 22h00

Onde: Teatro Municipal Constantino Nery


Concerto com Quarteto de Cordas de Matosinhos e António Rosado ao (Piano) - Música

Inserido no ciclo de Cordas e Piano, o Quarteto de Cordas de Matosinhos dará mais um concerto com o pianista António Rosado, no próximo dia 16 de setembro, pelas 18h00, no Espaço CARA - Real Vinícola.

A entrada é livre.

Programa:

Quarteto de cordas em Fá# menor, op.142, nº14 (1973), Dimitri Shostakovich (1906-1975) -

Quinteto para piano em Sol menor, op.57, Dimitri Shostakovich (1906-1975)

Quando: 16 de setembro, 18h00

Onde: Espaço CARA - Real Vinícola


Happiness Camp - Conferência

A maior conferência de felicidade corporativa na Europa está de regresso para a sua segunda edição.

Promovido pela Lionesa- Associação de Arte, Cultura e Turismo, sedeada em Leça do Balio, o Happiness Camp irá reunir, amanhã, 14 de setembro, na Alfândega do Porto, mais de 6000 profissionais de 12 nacionalidades diferentes e mais de 50 parceiros, entre os quais a Farfetch, Ernst & Young Global Limited (EY), NOS e Vestas.

O Happiness Camp pretende colocar em agenda um debate sobre como motivar, captar e reter os melhores profissionais nas mais diversas áreas que permitem estimular a criatividade, a inovação e o dinamismo cultural, económico e social. A felicidade nas empresas como um investimento, novas formas de trabalhar, depressão e burnout, felicidade sustentável, inclusão e diversidade, a felicidade como métrica para o futuro, serão alguns dos temas em debate.

O município de Matosinhos volta a ser parceiro deste evento e estará presente com um stand, dando a conhecer as potencialidades do seu território quer a nível nacional quer a nível internacional. Os visitantes terão a oportunidade de obter informações sobre a oferta de lazer do município, nomeadamente nas áreas da gastronomia, desportos náuticos e cultura, de contemplar os melhores spots da nossa orla marítima num vídeo especialmente produzido para o efeito, de degustar produtos ligados à indústria conserveira de Matosinhos, de protagonizar sessões de vídeo e de fotografia com recriação de situações divertidas ligadas ao mar, e de conhecer o conceito de “cidade 15 minutos” aplicado à cidade.

Para mais informações, consulte o link https://happinesscamp.pt/

O acesso é gratuito, mas sujeito a inscrição.

Quando: 14 de setembro de 2023

Onde: Alfandega do Porto


Q2 Museu aberto até à meia noite - Visitas guiadas

Visita realizada por personagens que outrora habitaram a Casa dos Santiago. Guiam o visitante e partilham momentos da época.

Desta feita será João Santiago a guiar o visitante e a partilhar momentos da época. Aristocrata minhoto, doutor em leis, político e monárquico convicto, considera-se o último grande romântico português, como o comprova a história de amor que viveu com Maria Carolina Magalhães, sua esposa. De espírito rebelde e guerreiro não enjeitava um bom duelo. Homem inteligente, culto e empreendedor, tem o rasgo de mandar construir a Casa de Santiago, em Leça da Palmeira, com o risco do célebre arquiteto italiano Nicola Bigaglia, embora sob sua orientação.

Taxa: 3€. Inscrição prévia por e-mail ( museuqsantiago@cm-matosinhos.pt ) ou por telefone (22 9392410) até às 17h00 do dia da atividade. Visita não indicada a menores de 6 anos.

Quando: 14 de setembro, 21h30

Onde: Museu da Quinta de Santiago


Plano Municipal de Leitura - Expresso Poesia - Literatura

No dia 16 de setembro, entre as 10h00 e as 13h00, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizar-se-á uma oficina de performance poética ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, que proporciona aos formandos tomarem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade.

Atividade gratuita ( implica inscrição prévia: bmfe@cm-matosinhos.pt ), Máximo: 20 participantes.

Quando: 16 de setembro, 10h00-13h00.

Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca


Ecology Day - Ação de Sensibilização

Na próxima sexta-feira, 15 de setembro, o CMIA de Matosinhos associa-se à Sociedade Portuguesa de Ecologia e promove o Ecology Day: uma iniciativa internacional que une, de forma única, a ecologia e a sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável.

Assinalado a 14 de setembro, o Ecology Day reúne um conjunto de atividades e recursos pedagógicos num programa que sensibiliza o público em geral para as mais diversas questões do campo da Ecologia. Enquadrado neste programa, o CMIA de Matosinhos vai organizar uma atividade que visa dar a conhecer as soluções baseadas na Natureza guiando os participantes pela exposição "Vamos perguntar à Natureza". No final, os interessados poderão construir e testar uma solução baseada na Natureza.

Público-alvo: a partir dos 8 anos

Duração: 2h /Atividade gratuita

Inscrição obrigatória em cmia@cm-matosinhos.pt

Consulte outras atividades em: https://www.ecologyday.eu/programa

Quando: 15 de setembro, 9h30 – 12h30

Onde: CMIA – Matosinhos


Clean Up the World - Ação de Sensibilização, Remoção e Limpeza de Resíduos

16 setembro foi o dia escolhido, a nível mundial, para te juntares ao movimento Clean Up the Day!

Esta atividade desenvolve-se no âmbito do programa ambiental Clean Up the World e tem como objetivos sensibilizar os voluntários para a proteção do meio ambiente e realizar uma ação de remoção e limpeza de resíduos.

Estaremos a limpar vários locais entre o dia 16 e 22 de setembro, Praias, Rio Leça e Parque Ecológico do Monte de S.Brás.

Faz a tua inscrição em ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt

Quando: 16 a 24 de setembro

Onde: Parque Ecológico Monte de S. Brás


Dia Aberto do CIIMAR - Atividades gratuitas

O CMIA de Matosinhos participará no Open Day do CIIMAR com atividades lúdico-pedagógicas e material de divulgação do centro.

Quando: 17 de setembro, das 10h00 às 19h00

Onde: CIIMAR - Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

"Lega Sea Tour" - Desporto

Inserido no cartaz do Wave Series 2023, Matosinhos e Porto, recebem nos próximos dias 16 e 17 de setembro a "Lega Sea Tour", o novo projeto do surfista Frederico Morais para incentivar os jovens atletas, masculinos e femininos, dos escalões sub-14.

Um formato inovador composto por 3 rondas (onde contam as 2 melhores ondas de cada ronda). Para o resultado, conta o somatório das 3 rondas, para definir a classificação no leaderboard, ou seja, como não há eliminações, é uma competição onde há vencedores, mas não há vencidos.

Organização da Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 16 e 17 de setembro

Onde: Praia de Matosinhos ou Leça da Palmeira


"Titan Trophies" - Desporto

As ondas de Matosinhos e Leça da Palmeira irão receber até ao final do ano a 2ª edição da Associação Onda do Norte "Titan Trophies".

A 4ª etapa, OPEN & MASTERS SURF & BODYBOARD, acontece dias nos dias 16, 17, 23 e 24 de setembro e irá reunir os/as melhores surfistas e bodyboarders regionais.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Matosinhos Sport.

Quando: 16, 17, 23 e 24 de setembro

Onde: Praia de Matosinhos ou Leça da Palmeira


Dia do Porto de LEixões - Atividades gratuitas

Junte-se a nós para celebrar o Dia do Porto de Leixões já no próximo domingo. Exposições, música, atividades familiares, workshops interativos e muito mais.

Quando: 17 de setembro, das 10h00 às 19h00

Onde: Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões


Mostra das Coletividades da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora - Festividade

O Parque do Carriçal, na Senhora da Hora, acolhe no próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de setembro, a Terceira Mostra das Coletividades. Neste evento, recheado de animação e convívio, as coletividades darão a conhecer ao público visitante a sua atividade, com Praça de Alimentação, Música, e atividades diversas.

Programação e informações atualizadas em: https://www.facebook.com/ufsmish

Quando: 15 e 16 de setembro

Onde: Parque do Carriçal, Senhora da Hora


II Edição do BREAKUP! - Festival de Arte Urbana

No próximo dia 16 de setembro, a União de Freguesias de Matosinhos-Leça promove a segunda edição do evento BreakUP!, um festival dedicado à Juventude, que terá lugar no Parque Infantil Florbela Espanca, em Leça da Palmeira.

À semelhança da primeira edição, que juntou várias centenas de pessoas neste espaço, serão promovidas atividades desportivas, concertos, workshops e ações de sensibilização.

O evento junta desporto, música, graffiti, e vários workshops num único dia, num só local.

BREAKUP! arranca pelas 10h00 e encerrará com um sunset apontado para as 20h00. Ao longo do dia, serão várias as associações e escolas de dança que irão demonstrar o seu trabalho junto da comunidade.

Programação e informações atualizadas em: https://www.facebook.com/matosinhosleca

Quando: 16 de setembro, 10h00 – 20h00

Onde: Parque Infantil Florbela Espanca, em Leça da Palmeira.


"Siza e Oscar: Para além do mar” - Exposição

Trata-se de um diálogo visual abstrato entre a arquitetura de Siza Vieira no Brasil e a de Oscar Niemeyer em Portugal. Com curadoria de Ângela Berlinde, a mostra compõe-se de 28 imagens que prestam uma homenagem fotográfica a dois ícones da arquitetura modernista.

Do lado de cá, o Hotel Pestana Casino Park na Ilha da Madeira, obra única em Portugal do brasileiro Oscar Niemeyer. Do lado de lá, o edifício da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre no Brasil, também obra única da autoria do português Álvaro Siza Vieira.

“As fotografias de Bassul que inspiram esta conversa a três - para além do mar - convidam-nos a sentir os batimentos cardíacos da obra de dois arquitetos maiores do nosso tempo, Siza e Niemeyer, tesouros que permanecem a marcar o fluxo e as geometrias temperamentais deste movimento transatlântico “, refere a curadora.

A entrada é livre.

Quando: de 7 de setembro a 14 de outubro

Horários:

Até 30 de setembro: terça a sexta - 10h00 às 19h00; fim de semana e feriados - das 10h00 às 20h00

De 1 de outubro até 14 de outubro: Terça a Sexta - 10h00 às 17h00; fim de semana e feriados - das 10h00 às 18h00

Onde: Casa da Arquitectura / Espaço Luís Ferreira Alves

Grandiosas Festividades em Honra de Nossa Senhora das Dores - Festas Populares

As Festas de Esposade estão de regresso. De 7 a 17 de setembro, a tradição estará em alta sendo vários os motivos que poderão levar a população a deslocar-se a Esposade. Concertos, entrada de grupo de bombos e fanfarra, missa solene, procissão de velas, procissão em honra de Nossa Senhora das Dores, fogo de artifício e muitas outras iniciativas fazem parte do programa das festas.

As Festas de Nossa Senhora das Dores realizam-se há décadas atraindo ano após ano centenas de pessoas a Esposade e ao largo onde foi construída a capela em honra de Nossa Senhora das Dores, em 1737.

Quando: 7 a 17 de setembro

Onde: Custóias


Exposição comemorativa dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora - Exposição No âmbito das comemorações dos 100 anos do arquiteto Fernando Távora, será inaugurada pelas 18h do dia 25 de agosto, na Galeria da Biblioteca Florbela Espanca, uma exposição documental com plantas do Arquiteto, que ficará patente até 23 de setembro. Serão quatro momentos a apresentar: - Plantas de edifícios concretizados; - Plantas e projetos que não foram realizados; - Plantas assinadas pelo arq. Fernando Távora; mas o edifico foi realizado pelo arq. Álvaro Siza Viera; - Plantas assinadas pelo o arq. Fernando Távora e pelo Arq. Álvaro Siza Vieira. Mais informações em https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/fernando-tavora-1923-2005 Quando: de 25 de agosto a 23 de setembro de 2023

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h; Sábados das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca "Interrupções e continuidades na Coleção de Arte Municipal" - Décadas de 30 a 50 - Exposição Inaugurada a 18 de maio, no âmbito da celebração do Dia Internacional dos Museu, a exposição centra-se na coleção de arte da autarquia, especialmente nas obras produzidas entre as décadas de 30 e 50 do séc. XX. A mostra resulta de um projeto pedagógico da Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O desafio lançado pela autarquia aos estudantes da Licenciatura em História da Arte visa permitir um maior contacto e valorização das obras que integram a sua Coleção de Arte. A exposição conta com espólio artístico, documental e vídeo da autarquia, em que nomes incontornáveis da coleção e da história de arte portuguesa, como Augusto Gomes, Joaquim Lopes, Agostinho Salgado, entre outros, criam esse percurso narrativo entre as interrupções e continuidades que caracterizam as teorias e práticas artísticas de início até meados do século XX. A exposição pode ser visitada até 17 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 13 e das 15h às 18h. Entrada: 1 € Quando: 18 de maio a 17 setembro de 2023 | Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago

"Cascata Gigante em Miniatura" - Exposição Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque. A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas. Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira Entrada: 1€ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00

Quando: exposição permanente Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque "José de Lemos" - Exposição “A Casa do Design recebe a retrospetiva “José de Lemos” dedicada a um artista que, durante décadas, foi um caso à parte na multidão de génios da ilustração portuguesa do século XX. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças. José de Lemos iniciou carreira na imprensa, em 1927, deixando o seu traço modernista e de altos contrastes nos diversos jornais e revistas em que trabalhou. A literatura para crianças e o vespertino Diário Popular marcaram a sua vida e obra. A exposição tem curadoria do designer Jorge Silva e exibe um total de 52 peças que abrangem desenhos, jornais, revistas e folhetos. O programa inaugural tem início às 16 horas. Organizada pela esad—idea, em parceria com as Câmaras Municipais de Matosinhos e de Setúbal, a exposição que chega agora à Casa do Design foi apresentada pela primeira vez no âmbito da Festa de Ilustração de Setúbal 2020. Desta exposição surgiu também a publicação homónima, coeditada pela esad—idea e pela Arranha-Céus”. Mais informações em: https://casa-design.pt/pt Quando: até 1 de outubro | Horário:2ª a 6ª 9h-12h30 e 14h-17h30, sábado, domingo e feriados 15h00 às 18h00 Onde: Casa do Design, em Matosinhos "Paulo: Para além do desenho - Conversando com Paulo Mendes da Rocha" - Conversas “Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma perspetiva mais alargada da sua visão do mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra. Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. Paralelamente a esta, a nave expositiva alberga a Exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha". Com as duas exposições, vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha.”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" - Exposição “A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público a 26 de maio de 2023, às 21h30. A mostra tem curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura. Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha vai-se revelar na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura. Patente na Nave Expositiva da Casa da Arquitectura, a mostra faz mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra: a estrutura da exposição assentará nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" abre ao público acompanhada da Exposição "Paulo" na Galeria da Casa. Com as exposições, é lançado um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, e da arquiteta Catherine Otondo, responsável pela organização do acervo de Paulo Mendes da Rocha”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ Quando: 26 de maio de 2023 a 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita. Quando: Todos os domingos de cada mês Onde: Casa da Arquitectura O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário "O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante. Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança. Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago Contamos contigo! – Leitura Dá asas à tua imaginação e vem voar pelo mundo mágico dos livros e das histórias de encantar! Durante a Hora do Conto as histórias, quase sempre narrativas simples e pequenos contos, são contadas de forma a entusiasmar e a despertar a imaginação dos mais novos. Quando: sábado às 11h00 ou 15h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca ECO-MERCADO – Mercado Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles

Comments


bottom of page