Da programação para o próximo fim de semana, em Matosinhos, destaca-se a abertura de mais uma edição do Porto Biennale, os últimos dias do Rally Fish, performances e teatro, exposições, entre diversas atividades para todos os gostos. Veja aqui todas as sugestões que temos para si
Rally Fish - 12ª Edição da Rota Gastronómica de Matosinhos - Gastronomia
A rota gastronómica Rally Fish regressou para promover a gastronomia matosinhense e incentivar o consumo nos restaurantes locais, num ambiente de convívio e partilha.
Dos restaurantes tradicionais aos mais modernos, dos mais acolhedores aos da beira-mar mais pitoresca, passando pelos vegetarianos e pela cozinha do mundo, terá à sua disposição petiscos confecionados à base de peixe e marisco (ou opções vegetarianas/veganas) acompanhados por um copo de vinho, cerveja Nortada ou água pelo valor de 3,50€.
Ao longo de três semanas, os participantes terão a oportunidade de percorrer os melhores estabelecimentos da cidade, desfrutando de tapas cuidadosamente preparadas por chefs talentosos e experientes, sem dúvida, uma celebração da tradição culinária do nosso concelho.
Este ano são mais de 60 os restaurantes aderentes. Mais informações e lista dos restaurantes aderentes em https://www.matosinhoswbf.pt/pages/489
Quando: de 4 a 22 de outubro de 2023
Onde: restaurantes aderentes de Matosinhos
"Petrichor, o cheiro da chuva" - Porto Design Biennale – Exposição Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.
A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.
Curador: Fernando Brízio
Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/ Inauguração: 19 de outubro, 16h00
Quando: 19 de outubro a 3 de dezembro Onde: Casa do Design
"Galiza: Processos e formas" - Porto Design Biennale – Exposição “Galiza. Processos e Formas", programa do país convidado da Porto Design Biennale 2023, expõe trabalhos de mais de uma centena de profissionais e empresas galegas numa exposição que inaugura a 19 de outubro na Galeria Municipal de Matosinhos, onde permanecerá até dia 3 de dezembro.
“Galiza. Processos e Formas é um projeto expositivo e editorial que traça um percurso pelo passado, presente e futuro do design galego, mostrando alguns dos seus marcos através de uma série de profissionais e empresas chave pela sua aposta no design como motor de inovação desde os anos 20 do século passado até à atualidade.
Galiza. Processos e Formas pretende responder às perguntas “De onde vimos? Quem somos? Para onde vamos?”, grandes dúvidas da filosofia que em termos galegos são recordadas como título e refrão de uma das canções mais conhecidas do grupo Siniestro Total, publicada em 1984 no álbum Menos mal que nos queda Portugal. A exposição está estruturada em três partes. A primeira mostra-nos como a Galiza conseguiu construir um carácter diferencial através do design. A segunda apresenta propostas experimentais que protagonizam a abertura democrática e uma série de obras onde o design se legitima e assume autoridade visual para se impor como disciplina profissional, renovando a imagem da Galiza e concebendo produtos inovadores. E a terceira e última secção conclui com um exercício especulativo de design sobre os recursos da Galiza como território e a sua condição atlântica, que nos leva a entender o presente como um lugar onde se misturam os passados e os futuros.
Galiza. Processos e formas é um projeto da Bienal de Design do Porto que conta com o apoio da Xunta de Galicia através da Axencia Galega de Innovación, da Fundación Artesanía de Galicia e da Fundação DIDAC.”
Curador: David Barro
Mais informações e programa completo do Porto Biennale 2023: https://www.portodesignbiennale.pt/ Inauguração: 19 de outubro, 18h00
Quando: 19 de outubro a 3 de dezembro Onde: Galeria Municipal de Matosinhos
"O homem do caminho" – Teatro O homem do caminho é um monólogo teatral adaptado por Plínio Marcos a partir do conto “Sempre em frente”, que faz parte do segundo volume de Histórias populares: canções e reflexões de um palhaço, publicado em 1987. Com o mesmo título do monólogo, o texto foi posteriormente publicado como a terceira parte do livro de memórias circenses de Plínio Marcos, O truque dos espelhos (1999). É inspirado pelo universo circense e pela cultura cigana, com os quais Plínio conviveu de perto no início da sua carreira, nos seus tempos de palhaço Frajola. Iur é um dos homens do caminho – anda sem termo, não teme fazer frente ao mistério – e conta-nos esta história na primeira pessoa. Tem três nomes, sendo que um deles é desconhecido pelo próprio Iur. Essa condição da personagem é uma forma de enganar a morte, pois quando chegar a sua vez, ele não vai escutar o chamamento. Declara que um saltimbanco reúne três grandes artes: contar histórias, ser mestre de enganos, roubos e ilusões e o sexo. “O homem do caminho” apresenta as artes nómadas como um acto de libertação dos seus públicos, entre os quais se destacam, por um lado, os homens – “fixos” – associados a uma vida rígida, burocrática e repressiva; e, por outro lado, as mulheres – contidas, desoladas e silenciosas – presas às vidas “secas” ao lado dos “homens-pregos”.
As histórias de Iur oferecem uma reflexão sobre poder, egoísmo, manipulação, luta de classes e o sentido da existência humana, no limbo entre a liberdade e as amarras que a condicionam ou oprimem.
Classificação etária: maiores de 16 anos
Quando: 21 de outubro, 21h30 – público geral Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
"B A T U" - Laboratório Artístico para famílias – Teatro "Ieltxu Ortueta (Bilbao, Pais Basco-Espanha). Radicado no Brasil desde 2003, Ieltxu reside e cria em Cunha desde 2016. É ator, performer, historiador da arte e artista gráfico. Inventa ARTEFACTOS BASCOS, plataforma de desenvolvimento de projetos cénicos, gráficos e multidisciplinares. como B A T U (Apoio Edital Proac Artes Visuais) e PLAYGROUNDS Por Todo Lado!, juntamente com o diretor holandês residente em New York, ErwinMaas.Com o projeto CHÃO [Laboratório de Experiências Performáticas para Crianças do Meio Rural], foi indicado a 2º Prêmio Select de Arte Educação e contemplado com o edital ProAc de Artes Integradas, realizado em 2017 na cidade de Cunha (SP) onde reside. Investiga propostas interativas e relacionais com crianças atravessando procedimentos artísticos (artes visuais, performance e design gráfico) em busca de criações coletivas e ao mesmo tempo singulares, onde toda criança é artista. Pensando em arte/vida/encontros cria a residência de convívio EUP! [Encontros Únicos Potentes] com o foco na arte para a primeira infância, na contemporaneidade na Montanha de Cunha. Apresentou o seu trabalho no Brasil, Uruguai, Chile, Espanha, Noruega, África do Sul, Palestina, Alemanha e México. Faz parte da Rede VINCULAR (Rede Latino-americana de Criação para os Primeiros Anos) e de SMALL SIZE (Network for the diffusion of Performing Arts for Early Childhood) e da CBTIJ/ASSITEJ Brasil.
Classificação etária: M/5 e famílias
Quando: 21 de outubro, 15h00 Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
"B A T U Performance – Teatro E se começarmos a brincar a partir de um retângulo?
Duas cores. Preto e Branco.
Positivo e Negativo.
Vazio-cheio.
Dentro e fora.
A linha que cria o retângulo.
Retângulo que é também janela, que se abre para criar espaços, dimensões, volumes.
Mapas?
Caminhos?
Estradas?
Casas?
Cidades?
Cartografias?
Mundos que cabem e que existem nesse espaço de relação que construiremos juntos
A performance B A T U parte da experimentação da linha reta e da sua multiplicação para descobrir criações únicas com crianças-artistas e, no estar juntos, no aqui e agora, construir brincando outros mundos analógicos, artísticos e singulares.
B A T U é um grande jogo de linhas, caminhos, interseções, espaços, mapas, construções, combinações e descobertas, onde a criatividade e o brincar se encontram para “Pintar, dobrar, colar, juntar, compor, construir” e ocupar o espaço partindo de um retângulo. Retângulo que convida a JUNTAR a crianças artistas para criarem, curiosas, uma experiência artística única.
Quando: 22 de outubro, 11h00 e 15h00 Onde: Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery
V+ Visita D'Arqueologia – Exposição Dia 20 de outubro, pelas 21h30, venha até ao Museu da Memória de Matosinhos, conhecer alguns dos maiores tesouros arqueológicos encontrados até à data em Matosinhos, que nos revelam o modo de vida dos homens e mulheres que viveram em Matosinhos há milhares de anos atrás.
Faça a sua inscrição por e-mail (mumma@cm-matosinhos.pt) ou por telefone (22 939 0967). Entrada: 3€
Quando: 20 de outubro, 21h30 Onde: Museu da Memória de Matosinhos
PML 2023 - Expresso Poesia – Literatura No dia 21 de outubro, entre as 10h00 e as 13h00, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, recebe mais um Expresso Poesia.
De modo a proporcionar a inclusão de novas vozes na dinâmica das leituras públicas, esta ação de formação propõe envolver o público geral nas possibilidades da leitura em voz alta. Ministrada por Isaque Ferreira e Rui Spranger, procura que os formandos tomem contacto com o texto poético com primordial objetivo de, através do mesmo, ser estabelecida uma nova dimensão de comunicabilidade, com o objetivo de fomentar a escrita e a leitura de obras ficcionais, experimentar técnicas narrativas, explorar a criatividade, desenvolver habilidades de escrita e propor a reflexão estética.
Atividade gratuita. Máximo de 20 participantes, inscrição obrigatória através do email: bmfe@cm-matosinhos.pt
Público-alvo: Interessados a partir de 18 anos de idade. Quando: 21 de outubro, 10h00-13h00 Onde: Biblioteca Municipal Florbela Espanca
"Petra - História escrita na pedra" – Exposição Fotográfica Inaugura dia 21 de outubro, a exposição fotografia analógica sobre o sítio arqueológico de Petra, da autoria de Luís Reina, que ficará patente, no Teatro Municipal Constantino Nery, até 5 de novembro.
Inauguração: 21 de outubro, 16h00 Quando: 21 de outubro a 5 de novembro Onde: Teatro Municipal Constantino Nery
Comemoração do Dia da Alimentação Saudável – Gastronomia O Dia Mundial da Alimentação, celebrado a 16 de outubro, será assinalado em Matosinhos com uma série de atividades destinadas a vários públicos e idades, entre os dias 10 e 22 de outubro.
Ações direcionadas para escolas, famílias e público em geral fazem parte do programa pensado pela autarquia para a promoção e sensibilização em torno do tema da alimentação.
O plano de atividades iniciou-se já na passada terça-feira, no Parque Ecológico do Monte de S. Brás, onde cerca de 150 alunos das escolas de Matosinhos puderam assistir à peça de teatro ambiental “Ulisses e a Alimentação Saudável”. De uma forma lúdica, as crianças foram sensibilizadas para a importância de uma alimentação saudável.
Até 22 de outubro, estão previstas outras atividades.
No Parque Ecológico do Monte de S. Brás, vão decorrer as oficinas "Cozinhar … sem desperdício”, no dia 15 de outubro, entre as 10h e as 13h, e “reaproveitamento integral de alimentos”, no dia 22 de outubro, no mesmo horário. As oficinas são gratuitas, mas requerem inscrição para o email ammamatosinhos@cm-matosinhos.pt
No CMIA - Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos, vão decorrer nos dias 16, 17, 19 e 20 de outubro, as oficinas “Uma horta vertical nem ocupa nem fica mal” e “O que quero no meu prato”, uma atividade que pretende promover uma reflexão sobre o que é uma alimentação saudável não apenas do ponto de vista nutritivo, mas numa perspetiva mais global, analisando a sustentabilidade das nossas escolhas do dia a dia.
Estas iniciativas, direcionadas a maiores de 13 anos, são gratuitas, mas requerem inscrição através do email cmia@cm-matosinhos.pt ou do telefone 229392409.
Recorde-se que o Dia Mundial da Alimentação se comemora todos os anos, desde 1981, a 16 de outubro. Em 1945, foi fundada, a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Esta organização tem como missão aumentar os níveis de nutrição e a qualidade de vida, melhorar a produtividade na agricultura e as condições de vida das populações rurais. Desde a sua criação, a FAO tem trabalhado para atenuar a pobreza e a fome, promovendo o desenvolvimento agrícola, uma melhor alimentação e a segurança alimentar.
“Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás” é o tema de 2023. Centenas de eventos e iniciativas reúnem governos, municípios, empresas, media, público e jovens para chamar a atenção para a fome e promover ações efetivas que garantam um futuro para a alimentação, as pessoas e o planeta. Quando: 10 e 22 de outubro Onde: Matosinhos
18ª Edição do Festival Petra Ficta – Teatro O GETEPEPE – Teatro Perafita celebrou o seu 26.º aniversário.
Como habitualmente, a data festiva foi assinalada com a abertura de mais uma edição do festival de teatro PETRA FICTA.
O certame, que já vi na sua 18.ª edição, abriu com o espetáculo “Dois é bom, três é demais” pelo GETEPEPE, prosseguindo, no dia 21 de outubro, pelas 21h30, com a peça “Um fantasma chamado Isabel” pelo Grupo Cénico de Bairros.
A 18.ª edição do PETRA FICTA termina no dia 18 de novembro e decorre no auditório padre Heitor Vieira Pinto. Consulte toda a programação em https://www.facebook.com/profile.php?id=100063516369167 Quando: até 18 de novembro Onde: Auditório padre Heitor Vieira Pinto, Perafita
ExpoNoivos – Feira Dias 21 e 22 de outubro, está de volta à Exponor, a 29ª Feira de Serviços e Produtos para o Casamento.
Mais informações: https://www.exponoivos.pt/porto Quando: 21 e 22 de outubro, 11h00 – 20h00 Onde: Exponor, Leça do da Palmeira - Matosinhos
1ª Edição do Lavra a Rir – Comédia Dia 21 de outubro, às 22h00, no auditório de Lavra, Alexandre Santos e João Dantas vão estar na 𝟭ª 𝗘𝗱𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗟𝗮𝘃𝗿𝗮 𝗮 𝗥𝗶𝗿.
Mais informações em: lavraarir@gmail.com ou 916386761
Bilhetes a venda na Tickteline:
E também nos seguintes locais:
Papelaria do Centro (Centro de Lavra)
Floricentro (Centro de Lavra) Quando: 21 de outubro, 22h00 Onde: Auditório de Lavra
Outono Cultural – Cultura O “Outono Cultural”, promovido pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira regressa, entre os meses de outubro e dezembro, com várias propostas culturais e artísticas. Cinema, Dança, Exposições, Literatura, Música, Palestras, Teatro e Tertúlias, irão reunir vários artistas e autores em diferentes iniciativas, todas elas com entrada livre.
O próximo evento está agendado para a próxima sexta-feira, 20 de outubro, pelas 21h30, no Salão Nobre Guilherme Pinto (edifício da Junta de Freguesia), com a apresentação do livro infantil de Fátima Rego “As Danadinhas do 25 Abril de 1974”
Todos os eventos do Outono Cultural são de entrada livre.
O Outono Cultural 2023 é cofinanciado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)
Informação e programação: https://www.jf-matosinhoslecapalmeira.pt/autarquia/noticias/269-outono_cultural_2023 ou https://www.facebook.com/matosinhosleca Quando: 13 outubro a 7 dezembro de 2023 Onde: Matosinhos e Leça da Palmeira
Arena Boxing – Desporto Dia 22 de outubro, pelas 15h00, na Arena de Matosinhos, terão lugar 1 Combate Profissional e 10 Combates Amadores.
Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/comunicacao-e-imagem/eventos/evento/arena-boxing Quando: 22 de outubro, 15h00 Onde: Arena de Matosinhos
"A Cor e a Forma das Emoções” de Miguel Teixeira - Exposição
“A Cor e a Forma das Emoções", de Miguel Teixeira, abriu portas no sábado, 7 de outubro, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que ficará patente até 4 de novembro de 2023.
Miguel Teixeira, médico ortopedista de formação, amplamente reconhecido em Matosinhos, revela nesta exposição uma faceta da sua personalidade pouco, ou nada, conhecida até então: o gosto pela pintura e o trabalho que, ao longo de décadas, tem vindo a desenvolver neste domínio.
Desde novo desenvolveu esta paixão pela pintura e pelo desenho, meios através dos quais exprime as suas emoções e sentimentos, mantidos numa esfera muito pessoal e intimista, e que apresenta agora, e na sua terra, a um público mais alargado.
Por entre retratos, paisagens de Matosinhos e Porto, naturezas mortas, Miguel Teixeira revela numa linguagem figurativa “A Cor e a Forma das Emoções”.
Como programação complementar da exposição, decorrerá no dia 20 de outubro, pelas 15h00, uma conversa com Miguel Teixeira, no auditório da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A entrada é livre.
Quando: 7 de outubro a 4 de novembro
Horário: Segunda a sexta-feira das 9h às 19h
Sábados das 9h30/12h30 e das 13H30 às 17h30; Domingo encerrado
Onde: Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
"Cascata Gigante em Miniatura" - Exposição Esta cascata, da autoria de José Moreira, natural de Leça da Palmeira, foi doada em 2010 à Câmara de Matosinhos e está exposta, desde então, permanentemente, nas instalações do Museu da Quinta de Santiago, no edifício da Casa do Bosque. A cascata desde logo impressiona pela sua dimensão, cerca de 15 metros quadrados e pelo pormenor com que descreve a Leça da Palmeira dos anos 20/30 do século XX, época em que era uma importante estância de veraneio, frequentada por artistas, pela burguesia portuense e pela comunidade inglesa. As cerca de 300 peças e bonecos, algumas com movimento, presentes nesta obra, foram construídas com perícia, ao longo de décadas. Mais informações em: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/cultura/museu-da-quinta-de-santiago/cascata-leceira Entrada: 1€ Horário: 3ª a domingo: 10h00-13h00 e 15h00-18h00
Quando: exposição permanente Onde: Museu da Quinta de Santiago / Casa do Bosque "Paulo: Para além do desenho - Conversando com Paulo Mendes da Rocha" - Exposição “Intitulada “Paulo: Para Além do Desenho”, a mostra, patente na Galeria da Casa, oferece ao visitante a oportunidade de ter uma perspetiva mais alargada da visão do arquiteto sobre o mundo e das suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que, no fundo, explicam a sua obra.
Mais do que seguir o fio unidirecional da sua biografia, ou centrar-se nas tipologias da sua obra, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010”. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-para-alem-do-desenho-2024-02-25/ Quando: até 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha" - Exposição A exposição "Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha", patente na Casa da Arquitectura, percorre sete décadas de atividade do arquiteto.
Com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a estrutura da exposição assenta nas geografias em expansão dos edifícios e projetos desenhados por Paulo Mendes da Rocha com os seus parceiros e colegas, entre os anos 1960 a 2010. Mais informações em: https://casadaarquitectura.pt/pt/programacao/exposicoes/paulo-mendes-da-rocha-geografias-construidas-2023-10-31/ Quando: até 23 de fevereiro de 2024 Onde: Casa da Arquitectura Arquitectura para todos - Visitas orientadas gratuitas Aos domingos, das 10h00 às 13h00, a entrada nas exposições da Casa da Arquitectura é gratuita. Quando: Todos os domingos de cada mês Onde: Casa da Arquitectura O Museu é + velho do que eu - Festas de Aniversário "O Museu é + velho do que eu" é uma atividade promovida pela Casa do Bosque – Serviços Educativos da Câmara Municipal de Matosinhos, sedeada no Museu da Quinta de Santiago, e consiste na realização de festas de aniversario destinadas a crianças entre os 6 e 12 anos, disponibilizando atividades lúdico-pedagógicas, que incluem uma visita guiada especial ao Museu da Quinta de Santiago ou a Cascata Gigante e realização de uma oficina selecionada pelo aniversariante. Taxas em vigor: até 15 convidados (crianças), o valor é de €6,00 por criança; a partir de 16 convidados (crianças), o valor é de €5,00 por criança. Quando: Sábado das 10h00-13h00 ou das 15h00-18h00 Onde: Museu da Quinta de Santiago ECO-MERCADO – Mercado Aos sábados, das 8h30 às 13h00, no Jardim Basílio Teles, realiza-se uma feira de produtos hortícolas produzidos em agricultura biológica, onde poderá encontrar alternativas de alimentação mais saudável e saborosa. Mais informações: https://www.cm-matosinhos.pt/servicos-municipais/ambiente/eco-mercado Quando: sábados das 8h00 às 13h00 Onde: Jardim Basílio Teles
Feira dos Golfinhos – Mercado
Considerada, de início, como uma feira de antiguidades, a Feira dos Golfinhos é hoje um ponto de passagem obrigatória para colecionadores de toda a gama de objetos, antigos e modernos. Livros, discos de vinil, brinquedos, decoração, moedas e selos, cristais, bordados, atoalhados, objetos de relojoaria e ourivesaria, são alguns dos artigos que podem ser encontrados nesta emblemática feira do nosso município, que se realiza sempre no quarto domingo de cada mês, das 10h00 às 18h00, no Jardim de Basílio Teles.
Mais informações em: dinamizacao.economica@cm-matosinhos.pt
Quando: 22 de outubro, das 10h00 às 17h00
Onde: Jardim Basílio Teles
Comments